Ato em Foz do Iguaçu marca um ano do assassinato de Marcelo Arruda

Vítima de crime de ódio, o guarda municipal e tesoureiro do PT local foi assassinado a tiros em sua festa de 50 anos pelo militante bolsonarista Jorge Guaranho

Divulgação

Ato em homenagem a Marcelo Arruda foi realizado na Praça da Paz, em Foz do Iguaçu, Paraná

Neste domingo (9), familiares e amigos do guarda municipal petista Marcelo Arruda realizaram um ato em sua homenagem, para marcar a data de um ano do seu assassinato em Foz do Iguaçu, Paraná.

Marcelo Arruda foi assassinado a tiros na noite de 9 de julho de 2022, quando celebrava seu aniversário 50 anos de idade, por um militante bolsonarista, o policial penal federal Jorge Guaranho. Marcelo era tesoureiro do PT de Foz do Iguaçu e também pré-candidato a deputado estadual às eleições de 2022.

O ato foi realizado na Praça da Paz, em Foz do Iguaçu, e contou com a participação da viúva Pamela Silva e dos quatro filhos de Marcelo.

LEIA MAIS: Justiça: assassino bolsonarista de Marcelo Arruda vira réu

O filho mais velho, Leonardo Miranda de Arruda, lamentou a ausência do pai justamente na data do seu aniversário. “O dia 9 de julho seguirá sendo lembrado por todos que amavam e ainda amam o Marcelo Arruda. Infelizmente, não mais para festejar seu aniversário, mas para lembrar daquele que foi o seu último dia de vida”, desabafou.

Durante o ato, a viúva de Marcelo Arruda, Pamela Silva, declarou que o evento foi uma demonstração por paz e clamor por justiça. “Nós queremos justiça. É um consolo e ameniza a falta dele”, enfatizou, emocionada.

Dirigentes do PT prestam homenagem

Em sua rede social, a presidenta nacional do PT, Geisi Hoffmann, também lembrou o crime de ódio praticado contra Marcelo por um bolsonarista em uma festa que tinha como tema o PT e o presidente Lula.

Também o presidente estadual do PT do Paraná, o deputado estadual Arilson Chiorato, lamentou a data de um da perda de “um grande amigo e companheiro”, vítima de um crime motivado pela intolerância política.

Combate ao discurso de ódio

O secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, Rafael Velasco, também divulgou nota para relembrar o episódio, condenar a conduta do policial penal federal que cometeu o assassinato e lembrar o exemplo de Marcelo Arruda como agente de segurança pública.

LEIA MAIS: Ato em Foz: Basta de violência política! Marcelo Arruda, presente!

“É com profundo pesar e consternação que relembramos o fato e nos solidarizamos com os amigos, familiares e colegas de Marcelo Arruda, diante dessa irreparável perda. A conduta de ódio e violência manifestada pelo policial penal em questão não representa, de forma alguma, os valores e princípios das polícias penais do Brasil, tampouco da Polícia Penal Federal. Marcelo Arruda será sempre lembrado como um exemplo de profissionalismo, ética e respeito no desempenho de suas atribuições”, diz um trecho da nota.

“A Secretaria Nacional de Políticas Penais reafirma seu compromisso em promover ações efetivas para combater qualquer forma de discurso de ódio, intolerância e violência dentro das instituições penais. Medidas estão sendo implementadas para fortalecer os valores de respeito, ética e humanidade no ambiente de trabalho dos profissionais das polícias penais em todo o Brasil, em memória de Marcelo Arruda e em respeito à sua trajetória exemplar”, enfatiza Velasco.

Live em homenagem a Marcelo

Nesta segunda-feira (10), o Setorial de Segurança Pública do PT/PR e o PT de Foz do Iguaçu realizam, às 18h, uma live em homenagem a Marcelo Arruda. O evento virtual contará com a participação de várias lideranças políticas e de dirigentes petistas.

📺 Assista na TvPT:
https://youtube.com/live/ZV6AezNy3uo

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast