Autonomia do BC é erro e ameaça política econômica, alerta Zarattini

“Brasil está vivendo a maior crise de econômica e de saúde pública da sua história e o Congresso quer votar um projeto que está parado há mais de 30 anos. É inadmissível. Precisamos discutir apenas propostas que ajudem a supera o momento”, defendeu o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP)

Gustavo Bezerra

Deputado Federal, Carlos Zarattini (PT-SP)

O líder da Minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), criticou a  votação pela Câmara dos Deputados do regime de urgência do Projeto de Lei que concede a autonomia do Banco Central. Na avaliação do parlamentar, a proposta retira do presidente da República a autonomia para definir política fiscal e monetária.

“É um absurdo tirar do Executivo uma prerrogativa econômica importante para entregar para o tal mercado financeiro. Não podemos permitir isso. Diretor do Banco Central não pode querer definir política econômica e muito menos a monetária”, destacou Zarattini.

Além de críticas ao projeto, a temporalidade da apreciação da proposta pelo Plenário foi amplamente criticada pelos líderes dos partidos de Oposição. Segundo os parlamentares de Oposição, a Câmara não pode e nem deve apreciar propostas desse teor enquanto durar a pandemia.

Para Zarattini, a votação é despropositada de tempo e urgência.  “Brasil está vivendo a maior crise de econômica e de saúde pública da sua história e o Congresso quer votar um projeto que está parado há mais de 30 anos. É inadmissível. Precisamos discutir apenas propostas que ajudem a supera o momento”, defendeu.

Da Assessoria