Bancada feminina do Senado apresenta requerimento de voto de repúdio contra Ciro Gomes

Documento foi entregue na tarde desta terça-feira (9) contra violência política e declarações ofensivas de Ciro Gomes à senadora Janaína Farias (PT-CE)

Site do PT

Documento ressalta que as declarações representam um retrocesso inaceitável às conquistas sociais e políticas alcançadas pelas mulheres”

Em solidariedade à senadora Janaína Farias (PT-CE) que recebeu declarações preconceituosas, misóginas e agressivas, a bancada feminina do Senado Federal requereu na tarde desta terça-feira (9) a inserção em ata de voto de repúdio contra Ciro Gomes.

O documento ressalta que, “no contexto de reiteradas lutas por equidade e respeito, as declarações proferidas pelo Sr. Ciro Ferreira Gomes contra a Senadora Janaína Farias, caracterizadas por uma linguagem machista, preconceituosa e violenta, representam um retrocesso inaceitável às conquistas sociais e políticas alcançadas pelas mulheres”. 

As ofensas aconteceram durante uma entrevista concedida à rede “A Notícia do Ceará”, quando o ex-governador do Ceará não somente agrediu fortemente a Senadora Janaína Farias, referindo-se a ela pejorativamente como “assessora de assuntos de cama”, mas também expôs uma visão de desrespeito e discriminação de gênero.

Para a bancada feminina do Senado, a atitude de Ciro Gomes viola os princípios de respeito e dignidade que deveriamnortear as relações humanas e profissionais, assim como constitui uma clara manifestação de violência política de gênero. 

“Esses ataques são repugnantes e absolutamente inaceitáveis, refletindo uma postura pessoal de desvalorização das mulheres e uma resistência preocupante à participação feminina em espaços de poder e decisão. Nesse sentido, a bancada feminina do Senado Federal repudia veementemente tais declarações”, diz um trecho do documento.

“Manifestações como essa, possuindo forte natureza de misoginia e preconceito, não podem e não serão toleradas, pois atentam contra os avanços sociais pelos quais muitas lutaram e continuam a lutar incansavelmente. A representatividade feminina na política é uma conquista fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, sendo certo que ataques dessa natureza só servem para reforçar a necessidade de fortalecermos ainda mais nossa luta contra o machismo e a violência de gênero em todas as suas formas”, aponta, ainda, o requerimento.

O voto de repúdio foi assinado pelas senadoras: Daniella Ribeiro (PSD – PB), líder da bancada feminina do Senado Federal; Ana Paula Lobato (PSB – MA); Damares Alves (REPUBLICANOS – DF); Eliziane Gama (PSD – MA); Ivete da Silveira (MDB – SC); Janaína Farias (PT – CE); Jussara Lima (PSD – PI); Leila Barros (PDT – DF); Mara Gabrilli (PSD – SP);  Margareth Buzetti (PSD – MT);  Professora Dorinha Seabra (UNIÃO – TO); Soraya Thronicke (PODEMOS – MS); Teresa Leitão (PT – PE); e Tereza Cristina (PP – MS)

PT no Senado

O PT no Senado publicou uma nota de repúdio, nesta segunda-feira (8), sobre as ofensas de Ciro Gomes contra a senadora Janaína Farias. “Não será com desrespeito brutal e ataques covardes que o cearense ressuscitará sua carreira política, em processo veloz de apequenamento. A violência não impedirá que nenhuma companheira ocupe com valentia e dignidade cada espaço de poder conquistado, muito menos uma filha dos sertões como Janaína, a quem estendemos nossa solidariedade e nossa admiração por sua trajetória de luta e coragem”, diz o documento.

Procuradoria da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal também manifestou repúdio e indignação em relação às falas machistas e desrespeitosas feitas por Ciro Gomes contra a senadora.

Leia abaixo a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO

8/4/2024

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal manifesta repúdio e indignação em relação às falas machistas e desrespeitosas feitas pelo senhor Ciro Gomes contra uma senadora da República, nossa colega Janaína Farias (PT-CE). É condenável que ataques dessa natureza ainda ocorram nos dias de hoje. Comportamentos como este precisam ser combatidos, investigados e punidos na forma da lei, porque se trata de uma das faces mais grotescas da violência contra a mulher, ofendendo sua honra e sua dignidade. A Procuradoria reitera sua solidariedade com a senadora Janaína Farias e reitera estar a seu lado em todas as medidas legais cabíveis e no encaminhamento do caso aos órgãos públicos competentes.

SENADORA ZENAIDE MAIA
Procuradora Especial da Mulher

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast