A Covid nos levou Gerson Pataxó, liderança histórica da luta indígena na Bahia
Recebemos com profunda tristeza nesta tarde a notícia de falecimento, por COVID 19, do companheiro Gerson Pataxó, militante histórico do Partido dos Trabalhadores e da luta pelos direitos indígenas no…
Publicado em
Recebemos com profunda tristeza nesta tarde a notícia de falecimento, por COVID 19, do companheiro Gerson Pataxó, militante histórico do Partido dos Trabalhadores e da luta pelos direitos indígenas no Brasil, e vereador por cinco mandatos na cidade de Pau Brasil na Bahia.
Gerson Pataxó é uma das maiores referências nacionais da luta indígena, grande articulador e defensor da causa. Vivia e atuava diretamente numa das regiões mais tensas na resistência das comunidades indígenas contra ofensivas e conflitos causados pelo agronegócio.
Foi um dos responsáveis, no início dos anos 2000, pelo processo de retomada de parte dos mais de 50 mil hectares de terras indígenas demarcadas desde 1936, que foram sistematicamente invadidas por grandes fazendeiros durante a década de 80. Uma mobilização histórica que teve grande repercussão nacional e representou uma vitória importante do povo Pataxó Hã Hã Hãe.
Já como vereador, Gerson Pataxó sofreu mais de um atentado contra sua vida. E ainda assim, nunca abriu mão da defesa dos direitos de seu povo, tendo protagonizado muitas outras mobilizações locais e nacionais.
Sem nenhuma dúvida, o companheiro Gerson Pataxó é e sempre será um dos maiores exemplos de firmeza, perseverança e dedicação na luta por uma sociedade justa e igualitária, e pelo respeito e dignidade de nossos povos tradicionais e originários.
A Secretaria Nacional de Movimentos Populares do PT lamenta imensamente a perda deste companheiro que estará sempre presente em cada um de nós que desejamos um Brasil verdadeiramente livre, e que merece todas as homenagens possíveis neste momento.
Gerson Pataxó, presente!
15 de outubro de 2020
Secretaria Nacional de Movimentos Populares do PT