Apoio a Rafael Correa e repúdio ao “lawfare” no Equador

O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta se apoio a Rafael Correa e condena a interferência política do poder judiciário, conhecido como “lawfare”, no Equador. Correa, atualmente exilado na Bélgica, foi…

O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta se apoio a Rafael Correa e condena a interferência política do poder judiciário, conhecido como “lawfare”, no Equador.

Correa, atualmente exilado na Bélgica, foi condenado a 8 anos de prisão sem seus acusadores fossem capazes de apresentar qualquer prova contra si. Outros políticos de seu partido, o Movimento Revolução Cidadã (MRC), tem sido vítimas de constante perseguição judicial, como é o caso de Paola Pabón, governadora da província de Pichincha. Inclui-se também as manobras jurídicas para impedir a existência legal do partido.

O governo de Lenin Moreno demonstra claramente seu receio pela possibilidade de retorno à vida politica de pessoas ligadas a Correa e ao MRC. A direita e a elite econômica local sabem que são incapazes de manter o poder caso adotem um processo eleitoral verdadeiramente livre e democrático.

Tentam, através do Poder Judiciário, impedir o retorno ao poder de uma força política com fortes vínculos populares, que teve, a seu tempo, governos exitosos contra a pobreza e a desigualdade que vitimavam sua população.

Ante o exposto, exortamos às autoridades equatorianas a anular todas as acusações e condenações contra personalidades políticas opositoras, garantindo o direito amplo e irrestrito ao exercício político e o direito do povo de escolher seus governantes.


Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional

Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

 

8 de setembro de 2020

PT Cast