Apoio e solidariedade a Julian Assange

O PT manifesta seu apoio a Assange, neste momento em que seu caso foi retomado pela justiça do Reino Unido para avaliar os pedidos de extradição.

O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta todo seu apoio e solidariedade a Julian Assange no processo que sofre pelo governo dos Estados Unidos da América (EUA) no caso WikiLeaks.

Neste momento, este caso foi retomado pela justiça do Reino Unido para avaliar os pedidos de extradição feitos pelos EUA para que Assange seja julgado em seu território, onde esse sofre 18 acusações, que poderia levá-lo a 175 anos de prisão. Além disso, muito tem se debatido sobre este processo ferir o direito à liberdade de imprensa, um ato igualmente censurável.

Esta retomada ocorre apesar de diversas manifestações e abaixo-assinados pedindo que não fosse retomado sob a alegação de razões humanitárias, devido a sua condição de saúde, altamente debilitada após anos de asilo político na Embaixada do Equador em Londres, e sua posterior prisão pela justiça britânica.

É importante recordar que o WikiLeaks mostrou a violação da lei internacional e da soberania de vários países por parte do governo estadunidense. Inclusive houve um caso comprovado contra o governo brasileiro e da Petrobrás.

O PT presta sua homenagem a Julian Assange e defende seu direito à liberdade total e irrestrita, por motivos legais e humanitários.

Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais