Brasileiros em Portugal se unem em defesa da democracia e dos direitos das populações migrantes

Reunião evidenciou a diversidade e a esperança na atuação das várias organizações, ecoando o sentimento de união em torno do Governo do presidente Lula

Site do PT

Resolução sobre PEDEX

Em reunião no dia 26 de janeiro, convocada pelo Núcleo do PT em Portugal, organizações de brasileiras e brasileiros dialogaram sobre o processo eleitoral em Portugal e a Política do Governo Lula para a população brasileira no exterior.

As/os representantes avaliaram a conjuntura política e informaram sobre as atividades que estão realizando a propósito das eleições de 10 de março:

– O Restaurante Cicero Bistrot vai receber debate com Christian Lynch no dia 2 de fevereiro, e está organizando, junto com a Associação Brasil-Portugal 200 Anos, debate sobre política migratória entre PS e PSD;

– A Associação Portuando vai realizar, junto com a Iniciativa dos Comuns, um Encontro das Comunidades Migrantes do Porto, no dia 10 de fevereiro, na Associação da Pasteleira;

– O Comitê Popular de Mulheres em Portugal organizou o “Manifesto Educar para um outro Amanhã, Já!”, aberto para subscrição: https://www.peticao.online/manifesto_educar_para_um_outro_amanha_ja:

– No âmbito das Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores, o Núcleo do PT em Portugal vai dialogar solidariamente com os parceiros em Portugal (PS, PCP e Bloco de Esquerda) sobre a conjuntura política e os desafios eleitorais.

No sentido de aprofundar pautas na defesa da democracia e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores migrantes, serão realizadas as seguintes ações:

1. As Associações e Coletivos brasileiros vão dialogar e reunir com outras organizações antirracistas e de migrantes no dia 3 de fevereiro, visando elaborar um documento com pautas das populações migrantes, entre outras articulações, contra o racismo e a xenofobia;

2. O Núcleo do PT Lisboa vai elaborar Carta dirigida ao presidente Lula, a subscrever pelas organizações, solicitando atuação do Governo Brasileiro com relação ao crescimento de casos de discriminação e violência contra a população brasileira em Portugal;

3. As organizações voltarão a reunir no dia 17 de fevereiro para balanço e atualização das ações.

A reunião evidenciou a diversidade e a esperança na atuação das várias organizações, ecoando o sentimento de união em torno do Governo do presidente Lula, e buscando aprofundar o papel da diáspora brasileira, organizar e contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas inclusivas e representativas.

Inscreva sua organização para participar dos próximos diálogos, entrando em contato com uma das organizações participantes, ou através do formulário: https://forms.gle/ioAWQ5yQy2rHrVKV8

Estiveram presentes representantes e militantes das seguintes organizações:

ALCC – Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania
ASCULP – Associação de Cidadania e Cultura de Língua Portuguesa