Comunicado sobre o segundo turno das eleições peruanas

A Comissão Executiva Nacional do PT aprovou hoje um comunicado sobre o segundo turno das eleições peruanas. Veja aqui.

Site do PT

Nota do PT sobre vacinas

O Partido dos Trabalhadores tem acompanhado atentamente o atual processo eleitoral peruano, marcado por uma disputa acirrada entre diversos grupos de esquerda progressista e de direita, sendo os últimos apoiados pela elite e pela grande mídia do país, manifestamente contrárias ao comando do país por um candidato originário das camadas populares.

O povo irmão do Peru vem sofrendo há muitos anos com governos de perfil neoliberal e subordinados aos interesses do grande capital, das empresas transnacionais e das oligarquias locais, ignorando as necessidades mais básicas de sua população, como saúde, educação, emprego, segurança alimentar e proteção ao meio ambiente.

Em 06 de junho de 2021, data do segundo turno das eleições presidenciais, há duas forças antagônicas, uma de forte apelo e enraizamento popular e outra que busca manter a riqueza produzida no país nas mãos de poucos às custas da mesma situação de exploração geral do povo.

As forças políticas de esquerda e progressistas estão representadas neste pleito por Pedro Castillo, do partido Perú Libre, mais votado no primeiro turno do dia 11 de abril. Sua chegada à cadeira presidencial representará um novo capítulo no mundo político peruano, com a possibilidade de colocar as necessidades da população acima do poder do grande capital. Ele representa um projeto de rompimento com o neoliberalismo, um projeto de inclusão social do povo peruano e de soberania para o Peru.

Por outro lado, a direita aposta todas as suas forças na candidata Keiko Fujimori, do partido Fuerza Popular, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, alvo de inúmeras denúncias e processos judiciais de irregularidades durante seu governo. Sua vitória representaria a manutenção da atual situação peruana, com a continuidade das políticas neoliberais e sem avanços nos direitos sociais.

Ante este cenário, o PT vem a público manifestar seu apoio ao candidato Pedro Castillo e saudar a união de todas as forças políticas de esquerda e progressistas peruanas em torno de seu nome. Estamos certos de que esta união representará uma saída democrática para garantir a vitória das forças populares sobre o neoliberalismo que assola o país.

Para o PT, a verdadeira democracia só se constrói com mais igualdade e justiça social, com o protagonismo e a soberania popular, com a garantia dos direitos à saúde, educação, ao emprego, à segurança alimentar e com políticas de defesa do meio ambiente.

 

Comissão Executiva Nacional

26 de abril de 2021.

PT Cast