Dica de Organização: Prepare a agenda do seu Diretório para as tarefas do Partido

O 5º Congresso Nacional do PT será realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2015 e será será precedido por debates abertos, seminários, simpósios e plenárias organizadas pelas instâncias partidárias, com participação de simpatizantes do PT, militantes dos diversos setores da sociedade e representantes dos movimentos populares. Vamos ampliar a organização do PT constituindo novas Comissões Provisórias em todo o Brasil. Também inciaremos um intenso processo de formação politica, mobilizando os mais de 140 mil novos filiados do PT.

Abril será um mês de muita mobilização no PT. Realizaremos o nosso 5º Congresso que será marcado por um intenso processo de debate entre o PT e a sociedade.

O Congresso será antecedido de Etapas Municipais que serão realizadas em todos os municípios de 1º a 30 de abril. A participação nestas atividades terá, para os novos filiados e filiadas, o mesmo efeito da plenária de formação para novos filiados.

O PT tem 141.540 novos filiados e filiadas aguardando para participar de uma plenária de formação. O 4º Congresso Nacional do PT qualificou o nosso processo de filiação. Desde agosto de 2012, para se filiar ao PT é preciso participar de uma plenária onde são apresentados aos novos filiados e filiadas a história e concepção do Partido. Veja como fazer para organizar as Plenárias de Formação.

Durante o 5º Congresso também serão organizadas Etapas Livres, que são atividades autogestionadas organizadas por grupos de petistas ou simpatizantes com o objetivo de debater os temas da Segunda Etapa do 5º Congresso Nacional do PT, no todo ou em parte, e produzir contribuições para o debate e deliberação dos congressistas.

Baixe aqui o Regimento Interno do Congresso Nacional do PT e aqui o Roteiro de Debates. Clique aqui para ver a Programação e Datas das Atividades Municipais do 5º Congresso Nacional do PT

Conheça as teses nacionais para o 5º congresso do PT. Clique aqui.

Durante o mês de abril também vamos avançar muito em nossa organização partidária. O PT está atualmente organizado em 68% do território nacional, com 3.031 Diretórios Municipais e 805 Comissões Provisórias. No dia 25 de outubro de 2015 será realizado o PEDEX para eleger uma nova Direção Partidária em todos os municípios que não realizaram o PED 2013. Participarão do PEDex os municípios com Comissão Provisória constituída até 14 de abril de 2015. Baixe aqui o Regulamento do PEDEX e veja o nosso tira-dúvidas.

A Escola Nacional de Formação do PT também está elaborando roteiros de formação política, que vem sendo divulgados por meio do Em Pauta. O Em Pauta Conjuntura trás roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT.

Neste momento em que diferentes setores da direita brasileira pretendem se reerguer e ocupar o poder com métodos golpistas que afrontam a democracia e o Estado de Direito, que desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, que atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma e o PT é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios e núcleos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário, para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo e à ação em cada lugar.

Por isso, a Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão propondo, neste processo de debate pré-congressual, o debate dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para o debate nas Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso.

Veja aqui como trabalhar este texto no seu Diretório