Dias de Mobilização – Debates sobre a Conjuntura

O PT está iniciando as atividades da Segunda Etapa do 5º Congresso Nacional o envolvimento da militância, dirigentes e simpatizantes é fundamental para agitar o partido no debate sobre a atual conjuntura.

Entendemos que os Diretórios Municipais terão um importante papel mobilizadore fomentador das nossas próximas ações, com o Dirigentes Municipais ocupando um papel de maior dinamismo político.
Por isso, a Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formaçãoestão convocando um amplo processo de debatepré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militânciapara o debate nas Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso.

A Escola Nacional de Formação do PT atualizará os roteiros de formação política, que vem sendo elaborados e divulgados.

Será produzido um boletim especifico “Em Pauta Conjuntura” que apresentará roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT.

Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração e ação política de nossos militantes e filiados contribuindo, ao mesmo tempo, para a democratização da informação na sociedade.

Neste momento em que diferentes setores da direita brasileira tentam um terceiro turno eleitoralatravés de métodos autoritários e golpistas que afrontam a democracia e o Estado de Direito, que desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, que atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios e núcleos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário, para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo e à ação em cada lugar.

Com este conjunto de ações podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhões de filiados e filiadas para a disputa política.

Para que tudo isto saia do papel, todas as instâncias e mandatos devem:

1. Convocar, de forma organizada, plenárias reuniões de instâncias e realizar seminários e debates, sobre estes temas importantes da conjuntura, usando o boletim “Em Pauta Conjuntura” elaborado pela Escola Nacional de Formação.
2. As direções deverão, sempre que possível, pautar os meios de comunicação locais para ampliar o debate na sociedade, por isso é muito importante preparar e distribuir releases e procurar as rádios, os jornais e os blogueiros da sua cidade.

3. Os parlamentares do PT devem levar estes temas para os plenários das Câmaras Municipais, das Assembleia Legislativas e do Congresso Nacional e auxiliar os Diretórios Municipais na mobilização da Militância em torno deste debate.

4. O Material produzido pela Escola de Formação deve, sempre que possível, ser impresso e distribuído para os filiados e filiadas. Vale a pena também organizar panfletagens e distribuir este material.

5. Outra recomendação é a panfletagem digital, através do Facebook, no Whatsapp; do Twitter, dos blogs ou enviando os textos por e-mail para todos os filiados para que eles distribuam este texto para suas famílias e amigos.

O primeiro boletim recomenda a leitura do especial produzido pela revista“Carta Maior”sobre Golpes na América Latina e traz um roteiro para subsidiar a leitura deste material. O Boletim também aborda a recente Greve dos Caminhoneiros, recomendando a leitura da matéria divulgado pelo portal “Pragmatismo Político”e discute os limites entre a justa mobilização da categoria e a manipulação do movimento pelos empresários do setor em um verdadeiro “locaute”

Contamos, mais uma vez, com a militância petista, sempre acostumada a superar grandes desafios.

Veja aqui o primeiro boletim – Golpes na América Latina

Veja aqui o segundo boletim – Previdência Chilena

Veja aqui o terceiro boletim – Democracia

Veja aqui o quarto boletim – Reforma Política

Veja aqui o quarto boletim – Golpe de 1964 e golpismo no século XXI

Veja aqui o quinto boletim – Sobre temas específicos da conjuntura

Veja aqui o quinto boletim – Sobre os 51 anos do golpe civil-militar no Brasil

Ao receber os boletins os Diretórios Municipais deverão destacar uma pessoa para estudar o texto e preparar a reunião.

Sec. Comunicação

Preparar releases para distribuir para a imprensa

Presidente/Líder da Bancada

Devem procurar a imprensa para dar publicidade ao debate.

Secretários de Organização

Organizar plenárias e Reuniões. Organize-se para filiar as pessoas que participarem das Plenárias. Se possível tenha um computador para já registrar os pedidos na Comunidade PT. Se não for possível, anote os dados dos interessados para cadastrar os interessados depois e convidá-los para a plenária de formação de novos filiados.

Secretários de Movimentos Populares

Envolver os Sindicatos, os Setoriais e os diversos Movimentos Populares, organizando debates e plenárias sobre o tema.

Membro da Executiva

Organizar a panfletagem virtual,