Eleições em Portugal: PT pede apoio da comunidade brasileira à esquerda
Romênio Pereira, secretário de Relações Internacionais do PT, conclama a comunidade brasileira em Portugal a apoiar as forças de esquerda e progressistas nas eleições de 10 de março
Publicado em
Em carta enviada à grande comunidade brasileira que vive em Portugal, por ocasião das eleições naquele país marcadas para o próximo dia 10 de março , o secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, aborda as relações econômicas e culturais entre os dois países e sobre o reatamento dos laços bilaterais pelo presidente Lula e pede apoio para as forças de esquerda e progressistas que disputam o pleito.
“Mais de 400 mil brasileiras e brasileiros trabalham, estudam e vivem em Portugal. É uma
comunidade trabalhadora e dinâmica, que atua no aprofundamento das relações internacionais e econômicas dos dois países, que promove a difusão da cultura brasileira e busca exercer seus direitos. Em 2022, Lula venceu em Portugal com 64% dos votos válidos”, destaca ele no documento.
“Os laços históricos e profundos entre nossos países, que foram interrompidos no Governo anterior, estão sendo reatados pelo presidente Lula, junto do Governo português. No ano passado, foram retomadas as Cúpulas Brasil-Portugal, assim como a negociação de acordos bilaterais para melhoria das condições de vida das populações dos dois países”, completa.
Romênio Pereira fala sobre o processo eleitoral vivido pelo país europeu amigo.
“O PT acompanha o processo eleitoral em curso em Portugal expressando solidariedade internacional com nossos aliados e parceiros, com os quais mantemos relações oficiais: Partido Socialista, Partido Comunista Português, Partido Ecologista Os Verdes, e Bloco de Esquerda”, diz a carta.
O secretário de Relações Internacionais, em nome do PT, pede o apoio da comunidade brasileira para as forças do campo de esquerda e progressista.
“O Partidos dos Trabalhadores conclama nossas concidadãs e concidadãos a apoiar e votar nas forças do campo da esquerda e progressistas, que possuem projetos históricos e consolidados na luta pela democracia, por justiça social e pelas boas relações entre nossos países”, ressalta.
Leia a íntegra da Carta:
CARTA À COMUNIDADE BRASILEIRA EM PORTUGAL
SRI/PT