Em defesa da educação, da autonomia universitária e da liberdade de expressão

Em nota, a Juventude do Partido dos Trabalhadores rechaça mais essa ameaça de desmonte do futuro dos jovens brasileiros pelo governo Bolsonaro

Ocupação de estudantes na UnB contra a PEC 241 Foto: Lula Marques/Agência PT

Com perplexidade, a Juventude do PT se posiciona em defesa da Educação, da Autonomia Universitária e da liberdade de expressão contra os mais recentes ataques de Bolsonaro e do ministro Abraham Weintraub contra a Universidade Pública. Weintraub determinou o bloqueio de 30% do orçamento anual da Universidade Federal Fluminense – UFF, da Universidade Federal da Bahia – UFBA e da Universidade de Brasília – UnB por, alegadamente, “permitirem balbúrdia” e a “realização de eventos político-partidários” nas suas dependências. Além disso, informam que o caso da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF está sendo analisado pelos mesmos motivos.

O que o ministro da educação, que nenhuma experiência e histórico têm na área que comanda, qualifica enquanto “balbúrdia” e “eventos políticos-partidários” são, na verdade, debates e encontros acadêmicos para pensar o Brasil e o mundo, papel concebido às universidades desde o seu surgimento. E o que ele pretende, junto com Bolsonaro, é amordaçar as universidades, esterilizando o seu potencial crítico, questionador e transformador que têm contribuído com avanços para a sociedade brasileira e para a humanidade. Este governo, além de autoritário, é, explicitamente, anti intelectual e contra os avanços e saberes científicos.

Orientamos às/aos estudantes petistas que conduzam, junto com o conjunto da militância estudantil, uma firme resposta à mais este e aos outros ataques de Bolsonaro, Weintraub, Guedes e cia. Nos opomos de forma veemente contra este governo e sustentaremos, nas ruas, a liberdade de expressão e a autonomia universitária. Estaremos somando com os e as estudantes, professores/as e técnico-administrativos.

Ronald Sorriso
Secretário Nacional da Juventude do PT

PT Cast