Em Pauta Conjuntura – 12/03/2015
Há trinta anos, o Brasil deixava a ditadura para trás e iniciava seu processo de redemocratização, que já dura 30 anos. Nesse sentido, indicamos a leitura do artigo “O Brasil completa 30 ininterruptos anos de democracia. E pede mais democracia”, da Carta Maior.
Publicado em
A Escola Nacional de Formação do PT atualizará os roteiros de formação política, que vem sendo elaborados e divulgados por meio do Em Pauta. Produziremos o Em Pauta Conjuntura que apresentará roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT.
Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração e ação política de nossos militantes e filiados contribuindo, ao mesmo tempo, para a democratização da informação na sociedade.
Neste momento em que diferentes setores da direita brasileira pretendem se reerguer e ocupar o poder com métodos golpistas que afrontam a democracia e o Estado de Direito, que desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, que atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma e o PT é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios e núcleos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário, para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo e à ação em cada lugar.
Boa leitura e boas discussões!
Diretoria da Escola Nacional de Formação
30 anos de democracia no Brasil e os desafios para o aprofundamento do processo democrático
Veja aqui como trabalhar este texto no seu Diretório
Há trinta anos, o Brasil deixava a ditadura para trás e iniciava seu processo de redemocratização, que já dura 30 anos. Nesse sentido, indicamos a leitura do artigo “O Brasil completa 30 ininterruptos anos de democracia. E pede mais democracia”, da Carta Maior.
Além de trazer um importante histórico do processo de redemocratização do País, o artigo aponta dois elementos primordiais para que se possa, hoje, aprofundar o processo democrático brasileiro: a realização de uma reforma política que modifique o sistema político-eleitoral, para que este não sofra com as pressões do poder econômico; e acabar com o monopólio dos meios de comunicação por poucas e conservadoras empresas, que geram um clima de ódio e de afastamento da política e dos políticos, sem discutir, em nenhum momento, os verdadeiros desafios da democracia brasileira.
O artigo ainda destaca que é necessária a união das forças progressistas do País em torno de uma proposta de reforma política, capaz de adequar o sistema político-eleitoral e ganhar as ruas, a exemplo das lutas que levaram ao fim da ditadura e à redemocratização do Brasil.
2. Impeachment, golpe e a influência do poder econômico
Recomendamos também a leitura e discussão do artigo “Impeachment, golpe de Estado e ditadura de ‘mercado’”, da Carta Maior, no qual Samuel Pinheiro Guimarães explica que os grupos que defendem, hoje, o impeachment da presidenta Dilma são os mesmos que, no passado, articularam um golpe de Estado que nos levou a 21 anos de ditadura civil-militar no Brasil. São oriundos de classes privilegiadas que temem o progresso e os resultados do processo democrático.
Além de esclarecer a atuação manipuladora da mídia, que faz uma campanha sistemática de desmoralização do PT e do governo, o artigo destaca também o papel negativo que tem sido desempenhado pelo Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal neste processo.
Outro ponto importante a ser observado é a influência do poder econômico na política, e os mitos difundidos pelo mercado para criticar as decisões econômicas do governo e proteger seus privilégios.
Ao final, o autor ressalta quais são os objetivos do mercado, da mídia e de políticos da oposição com essa ofensiva contra o governo e a presidenta Dilma, bem como apresenta sugestões para que se acabe com o monopólio das comunicações e o golpismo, defendendo a democracia e seu aprofundamento.
Para que você possa acessar os artigos indicados, é preciso cadastrar-se no site da Carta Maior. O cadastro é simples, gratuito e pode ser feito por aqui.