JPT divulga nota em apoio a Cristina Kirchner

A perseguição judicial, o chamado lawfare, se tornou uma das principais táticas das elites nas disputas políticas na nossa América Latina.

Site do PT

Juventude do PT


Brasil

23 de Agosto de 2022

“Si la tocan a Cristina…”

A perseguição judicial, o chamado lawfare, se tornou uma das principais táticas das elites nas disputas políticas na nossa América Latina. A incapacidade de ganhar eleições com seus projetos neoliberais, que geram mais desigualdade e pobreza, faz com que setores conservadores e anti-povo apelem cada vez para métodos antidemocráticos e de perseguição para tirar do jogo os queridos e populares líderes progressistas da região.

Essa história não é nova. Ela já aconteceu com a perseguição judicial-midiática contra o Presidente Lula, que ficou 580 dias preso ilegalmente em Curitiba pelo esquema montado entre o juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava-Jato. Aconteceu contra o Presidente equatoriano Rafael Correia e seu vice-presidente Jorge Glas, e nos golpes contra a Presidenta Dilma, e os Presidentes Lugo (Paraguai) e Zelaya (Honduras).

Ontem, o complexo judicial e midiático argentino deu mais um passo na aplicação desta mesma tática contra a vice-Presidenta e presidente do Senado Cristina Kirchner, com uma denúncia apresentada pelo fiscal Diego Luciani pedindo 12 anos de prisão numa denúncia que lembra muito o powerpoint apresentado por Dallagnol contra o Presidente Lula.

Mas a resposta popular é o que nos enche de esperança e certeza da vitória. As ruas em frente à casa de Cristina Kirchner se encheram de trabalhadores, mulheres, de jovens e idosos, para declarar apoio à grande líder do projeto nacional e popular que é incansavelmente perseguida desde o início do governo de Maurício Macri. Como aprendemos com ela “os povos sempre voltam”. 

A Juventude do PT se coloca incondicionalmente ao lado da ex-Presidenta Cristina Kirchner neste momento de perseguição. A lealdade e a resistência são identidade do nosso campo político. Cerramos trincheiras com as companheiras e companheiros de todo o campo peronista argentino que tanto nos apoiaram em todas as lutas que tivemos até aqui.

Encerramos cantando juntos o canto que para nós brasileiros tem um significado ainda mais forte. Quilombo para nós é o maior exemplo de luta da nossa história: as comunidades formadas por pessoas negras escravizadas, fugidas das fazendas coloniais, é um espaço de resistência.

Si la tocan a Cristina, que quilombo se va a armar!

Comissão de Relações Internacionais da Juventude do PT

PT Cast