JPT repudia violência durante Conferência Municipal de Juventude em Camaçari (BA)

É dever das autoridades municipais garantir um ambiente seguro e inclusivo para que eles possam participar ativamente na construção de políticas públicas que os afetam diretamente

NOTA DE REPÚDIO

A Direção Nacional da Juventude dos Trabalhadores (JPT) manifesta veementemente seu repúdio aos atos de violência ocorridos no município de Camaçari, Bahia, durante a Conferência Municipal da Juventude. Este evento deveria ser um espaço de escuta e construção, onde os jovens poderiam expressar suas ideias e contribuir para a melhoria de políticas públicas externas para a juventude. No entanto, lamentavelmente, o que testemunhamos foi um ato inaceitável de agressão que impediu a participação ativa dos nossos militantes.

Neste momento difícil, expressamos nossa mais profunda solidariedade aos nossos militantes que sofreram com essa violência. Sabemos da coragem e dedicação de cada um de vocês na luta por um país mais justo e igualitário. Nada justifica as agressões que vocês enfrentam, e queremos que saibam que estamos ao lado de vocês, apoiando-os integralmente.

Ressaltamos que é absolutamente inadmissível que a gestão da Prefeitura Municipal de Camaçari esteja promovendo tal nível de negligência e opressão em relação aos nossos jovens. Que todos os nossos militantes têm força para superar esse episódio traumático. A luta pela justiça, pelos direitos da juventude e por um Brasil melhor continua, e não nos deixaremos abater por esses obstáculos. É dever das autoridades municipais garantir um ambiente seguro e inclusivo para que eles possam participar na construção de políticas públicas que surjam diretamente.

É imperativo que esta gestão seja responsabilizada por suas ações e que sejam tomadas medidas efetivas para garantir a segurança e a plena participação da juventude em eventos como a Conferência Municipal da Juventude. É inaceitável que os esforços de silenciar a voz da juventude continuem impunes. A democracia só pode prosperar quando todos tiverem a oportunidade de serem ouvidos e contribuir para o bem comum, e qualquer gestão que viole esse princípio deve ser devidamente responsabilizada.

Instamos as autoridades competentes a investigar de forma rigorosa os responsáveis ​​por esses atos de violência e a garantir que tais ações não se tornem impunes. Além disso, pedimos que sejam tomadas medidas para garantir que eventos futuros, especialmente aqueles voltados para a juventude, sejam realizados de maneira importante e inclusiva.

A JPT reitera o seu compromisso com a promoção da participação ativa e democrática da juventude em todos os aspectos da vida política e social. Continuaremos a lutar incansavelmente pelos direitos e pela voz da juventude trabalhadora, e não nos deixaremos intimidar por atos de violência. Nossa determinação em construir um futuro melhor para a juventude brasileira permanece inabalável.

Direção Nacional da Juventude dos Trabalhadores – JPT
22 de setembro de 2023