Mais de 200 Comitês de Luta são inaugurados em Goiás

Com lançamento na última segunda (2) na cidade de Goiânia, o evento contou com a presença de lideranças comunitárias, sindicais e políticas de Goiás

Na última segunda-feira (2), foram inaugurados 33 Comitês Populares de Luta somente na cidade de Goiânia. Formados por uma iniciativa coletiva da militância, organizada pelo deputado federal Rubens Otoni (PT/GO), os Comitês de Luta já são mais de 200 espalhados por todas as regiões do estado de Goiás.

“Nosso objetivo é somar forças para virar essa triste página da política nacional, marcada pelo preconceito, pela intolerância, violência e ódio”, disse o deputado. A meta da organização é ter ao menos um Comitê em cada um dos 246 municípios que formam o estado de Goiás.

Para o deputado Rubens Otoni, os Comitês serão uma das mais importantes ferramentas na luta em defesa da democracia e também na resistência contra a retirada de direitos.

O encontro de lançamento, que além do deputado Rubens Otoni, contou com a presença de lideranças comunitárias, sindicais e políticas de Goiás, teve o intuito de incentivar mais pessoas a formarem o seu Comitê Popular de Luta. Além  de mobilizar a militância para ajudar a conscientizar a população das lutas que temos pela frente.

“Eu vejo os Comitês como um espaço muito positivo para a nossa militância. Porque o nosso partido nasceu com um projeto de uma nova democracia política, oriunda do povo. E através dos Comitês nós temos condições de captar os anseios da comunidade, da nossa gente que carrega o país com os ombros e transformar esses anseios em políticas públicas. Para mim é um momento de muita alegria fazer parte desse processo de criação dos Comitês Populares”, contou Cirley Marinho, da Executiva Estadual do PT de Goiás.

Lançamento dos Comitês Populares de Luta de Goiás, na última segunda (2)

Também esteve presente no evento a presidenta do diretório regional do PT, profa. Kátia Maria. Ela conta que tem andado o estado inteiro e orientado a militância e lideranças a fazer esse trabalho de organização dos Comitês Populares de Luta. “São os Comitês Populares de Luta que vão organizar a nossa base para que a gente possa fazer a luta de verdade. Então, é importante que toda a militância se organize e monte o seu Comitê Popular de Luta na sua cidade, no seu bairro. Vamos juntar as pessoas para tirar o Brasil dessa página triste que estamos vivendo hoje”, disse a presidenta do diretório do PT e pré-candidata a deputada estadual.

A ideia é fazer a cada semana o lançamento de um Comitê setorial diferente de forma virtual ou presencial. Na terça-feira (26) foi lançado o Comitê Popular de Luta em defesa da Saúde Pública de Goiás, com a participação do deputado federal e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT/SP).

Nesta quarta-feira (4), às 19h, aconteceu o lançamento do Comitê Popular de Luta em defesa da Agricultura Familiar de Goiás. O evento contou com a presença do deputado federal e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (PT/MG). Clique aqui para assistir a  live de lançamento.

Lançamento dos Comitês Populares de Luta de Goiás, na última segunda (2)

O deputado Rubens Otoni reforça que os Comitês Populares de Luta devem continuar suas atividades após as eleições. “Serão Comitês permanentes de Luta e na hora certa saberão ter a sua posição no processo eleitoral também, até para podermos fazer valer os nossos direitos. Eles devem existir antes, durante e depois do processo eleitoral.” A missão é contribuir para que os Comitês se desenvolvam em todo o estado de Goiás e sirvam de incentivo para a militância de todo o Brasil.

Estou convencido de que vamos virar esta triste página da política nacional marcada pela violência e pelo ódio, pela intolerância e o preconceito. Mas para isso precisamos nos organizar. Isso começa pelo contato direto com a militância já acostumada na caminhada e também no diálogo com novas lideranças que estão chegando. Os Comitês precisam ser atuantes, organizar atividade presencial e virtual, distribuir material, atualizar informações sobre as diversas lutas da comunidade local e também do país”, concluiu o deputado.

Deputado Rubens Otoni (PT/GO) no lançamento dos Comitês Populares de Luta de Goiás, na última segunda (2)

Clique aqui e baixe a cartilha para saber como criar o seu Comitê Popular de Luta.

Da Redação/Comitê Popular de Luta