Nota da JPT em apoio à campanha #Adia4ConferênciaNacional

A Juventude do PT apóia a campanha da Pastoral da Juventude em defesa do Adiamento da 4ª Conferência Nacional de Juventude

A Juventude do Partido dos Trabalhadores, ciente do Manifesto da Pastoral da Juventude pelo adiamento da 4ª Conferência Nacional da Juventude, decide saudar, apoiar e dar publicidade junto à sua militância e em suas redes sociais para a iniciativa. Consideramos que a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que deveria estar imbuída em resguardar os direitos e a vida da juventude neste contexto de pandemia, é mais um setor do atual Governo Federal que tenta impor uma sensação de normalidade enquanto centenas morrem em função da pandemia da COVID-19.

Condenamos a tentativa da SNJ em realizar a 4ª conferência em ambiente virtual, ignorando o debate em curso sobre as debilidades do ensino remoto no nosso país, onde a banda larga não é universalizada e, quando chega nas casas da juventude brasileira, chega de forma completamente desigual. A Conferência de Juventude, criada pelos nossos governos democrático-populares, foi concebida para ser um amplo espaço de escuta da sociedade e não um espaço de ratificação de políticas que o Governo visa impor. 

Face à isso, colocamos à disposição a nossa instância de juventude partidária e o nosso partido, bem como orientamos a nossa militância, dirigentes, gestores e gestoras de juventude, em todos os estados e municípios do nosso país, para poder somar à campanha #Adia4ConferênciaNacional. E chamamos todas as organizações de juventude que não reconhecem neste governo capacidade ou interesse para conduzir as políticas emancipatórias, para construirmos a Conferência Nacional e Popular das Juventudes, um espaço forte de resistência à política de desconstrução de direitos do atual governo, e um espaço livre de encontro onde se aglutinem os sonhos, as ideias e as lutas das juventudes brasileiras para reconstrução do Brasil.

PT Cast