Nota de Pesar da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) pela morte de José “Pepe” Mujica
Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) manifesta, com profunda tristeza, seu pesar pelo falecimento de José “Pepe” Mujica, ex-presidente da República Oriental do Uruguai
Publicado em
A Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) manifesta, com profunda tristeza, seu pesar pelo falecimento de José “Pepe” Mujica, ex-presidente da República Oriental do Uruguai, ocorrido nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, aos 89 anos. A partida de Mujica representa a perda de uma das maiores referências da esquerda latino-americana e de um símbolo de coerência entre palavra e prática política.
Camponês, militante histórico, guerrilheiro tupamaro, prisioneiro político por mais de uma década sob a ditadura uruguaia e, depois, presidente de seu país entre 2010 e 2015, Mujica transformou sua trajetória em um exemplo de dignidade, simplicidade e compromisso com os humildes. Sua prática política esteve sempre voltada à construção de uma sociedade mais justa, baseada na solidariedade e no respeito à democracia.
Pepe Mujica inspirou gerações por sua ética, por seu discurso franco e por sua capacidade de manter a esperança ativa mesmo nos períodos mais sombrios. Até o fim da vida, manteve-se como uma liderança viva, sempre pronta a dialogar, orientar e encorajar a juventude latino-americana a resistir ao avanço do neoliberalismo e a lutar por soberania, justiça social e integração regional.
Neste momento de luto, nos solidarizamos com o povo uruguaio, com o Movimento de Participação Popular (MPP) e com a Frente Ampla. Reafirmamos nosso compromisso de manter viva a memória e o legado de Pepe Mujica, que seguirá presente em nossas lutas por um mundo mais humano e igualitário.
“A vida escapa e se vai minuto a minuto e não podem ir ao supermercado comprar a vida. Então lutem para vivê-la, para dar conteúdo a ela”
José “Pepe” Mujica, presente!
Agora e sempre!
Juventude do Partido dos Trabalhadores
13 de maio de 2025