Nota de Solidariedade ao Deputado Glauber Braga e ao Campo Progressista Brasileiro

O que assistimos ontem é mais uma demonstração de que vivemos sob a atuação da Câmara mais reacionária da história da República

Setorial Inter-Religioso/PT

Nota do Coletivo Nacional do Setorial Inter-religioso do PT

Vimos por meio deste manifestar nossa irrestrita solidariedade ao deputado federal Glauber Braga, que foi arrancado à força pela Polícia Legislativa na Câmara dos Deputados, em um episódio que evidencia o tratamento desigual e profundamente arbitrário aplicado contra parlamentares progressistas — bem diferente da complacência demonstrada com os que defendem anistia para golpistas.

O que assistimos ontem é mais uma demonstração de que vivemos sob a atuação da Câmara mais reacionária da história da República. Um Parlamento que, em vez de honrar o compromisso com a democracia, insiste em aprofundar práticas autoritárias e seletivas, ferindo gravemente o espírito republicano.

O Brasil, uma jovem democracia que já teve sua Constituição rasgada no golpe civil-militar de 1964 e novamente violentada com o golpe contra uma presidenta legitimamente eleita, agora enfrenta um novo ataque: a normalização da truculência institucional e a ofensiva contra vozes comprometidas com os direitos do povo, como a do companheiro Glauber.

A violência cometida hoje na Câmara — enquanto se articulam manobras para garantir anistia a golpistas — é inaceitável e representa mais um passo na corrosão do Estado Democrático de Direito, que tem sido usurpado dia após dia por setores que não defendem a justiça, a solidariedade, a paz ou a Constituição, mas sim pautas de extrema direita e práticas antidemocráticas que exalam autoritarismo.

Reafirmamos, portanto, nossa solidariedade ao deputado Glauber Braga, aos companheiros e companheiras do PSOL, e a todo o campo progressista brasileiro, que segue firme na defesa da democracia, dos direitos humanos e da soberania popular.

O Setorial Inter-religioso do PT, reafirma também que nossas tradições de fé — diversas, plurais e profundamente comprometidas com a dignidade humana — não podem se calar diante de qualquer forma de violência política. As espiritualidades que compõem o nosso país nos convocam ao caminho da justiça, da paz, do diálogo e da defesa da vida.

Que a força da fé, em todas as suas expressões, inspire nossa luta coletiva para restaurar o respeito, a democracia e o compromisso ético que devem orientar a política brasileira.
Seguiremos vigilantes, solidários e firmes, porque onde há violência, nós responderemos com coragem e esperança.

Coletivo Nacional do Setorial Inter-religioso do PT
Gutierres Barbosa – Coordenador Nacional

PT Cast