Nota em apoio à Mobilização Nacional – Mulheres Vivas !
Coordenação Nacional do Setorial de Direitos Humanos do PT
Publicado em
Em nome da Coordenação Nacional de Direitos Humanos do Partido dos Trabalhadores, manifestamos o nosso total apoio à Mobilização Nacional – Mulheres Vivas !
Considerando o significativo aumento dos casos de violência contra as mulheres, se faz necessário um posicionamento firme da sociedade brasileira ante os expressivos índices de agressões, ameaças, abusos e feminicídios noticiados todos os dias.
O sistema patriarcal que estrutura a sociedade e a naturalização da violência são responsáveis por cada mulher assassinada, por cada vida interrompida no Brasil.
As mortes das mulheres não podem ser reduzidas a meras estatísticas: direitos são irremediavelmente violados, famílias são cruelmente destroçadas e os sonhos mais lindos sepultados com as vítimas. Denunciar a violência contra as mulheres é urgente. Combater e punir a epidemia do feminicídio é tarefa de todas e de todos.
Entendemos que a proteção efetiva às mulheres em situação de violência se faz com a robustez de políticas públicas, tais como: a Casa da Mulher Brasileira, o Programa Ônibus Lilás, o Disque 180, a Patrulha Maria da Penha, bem como o fortalecimento de toda a rede de proteção, a ampliação do número de delegacias especializadas, e a consolidação da educação para a igualdade de gênero. A Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, constantemente combatidas pela extrema direita machista, preconceituosa e violenta, também são exemplos dos avanços necessários para a proteção das mulheres.
Para o Setorial de Direitos Humanos a vida é inegociável. Temos o compromisso inadiável com a sociedade brasileira de avançar na construção de uma nação onde mulheres sejam respeitadas, tenham autonomia, vivam com segurança e jamais sintam medo.
Toda solidariedade aos movimentos feministas, às organizações sociais e a todas as forças progressistas que lutam para pôr fim a esta trágica realidade que vimos vivenciando.
Que as vozes das mulheres ecoem por todo o Brasil e que nenhuma dessas vozes seja silenciada !
Brasília, 07 de dezembro de 2025.
Pedro Batista – Coordenador Nacional de Direitos Humanos do PT
América Bonfim – DF
Ana Valéria Costa – AP
Clarananda Barreira – RS
Dilda Picanço – AP
Edilza Vidal – PB
Eleonora Pereira – PE
Emilly Mota – PE
Giovanna Werneck – ES
Laena Brito – TO
Larissa Martins – PA
Lene Bento – SC
Lidiane Cesar – PI
Mariana Brandão – AL
Mariana Rodrigues – CE
Mayara Sthaler – SC
Teca Notari – SP
