Núcleo de Luta contra o Nazismo promove curso
Na noite do dia 22/02 as 19h30 foi realizado o ato político de inauguração do Núcleo de Luta contra o Nazismo com o início do curso de Combate ao Nazismo…
Publicado em
Na noite do dia 22/02 as 19h30 foi realizado o ato político de inauguração do Núcleo de Luta contra o Nazismo com o início do curso de Combate ao Nazismo que será ministrado pela antropóloga Adriana Dias, uma das maiores especialistas sobre o tema neonazismo no mundo.
A pesquisadora Adriana Dias foi responsável pela descoberta do envolvimento de Jair Bolsonaro para com grupos Neonazistas, em carta feita pelo então deputado federal a época, endereçada a um dos maiores sites neonazistas do Brasil. Você pode conferir a reportagem pelo site do The Intercept[1].
No ato estiveram presentes virtualmente dezenas de companheiros e companheiras de todos os cantos do Brasil, dirigentes e lideranças do PT, além das presenças do Senador Humberto Costa (PT PE), Deputado Federal Reginaldo Lopes, Líder do PT na câmara federal (PT MG), Deputada. Federal e Secretaria Nacional de Formação do PT Maria do Rosário (PT RS), representando a companheira Vera Lúcia Barbosa, Secretária Nacional de Movimentos Populares do PT, o companheiro Luiz Sabanay, representando a companheira Professora Bebel Deputada. Estadual (PT-SP) e líder do PT na Alesp, o companheiro Wilson Levy e o vereador (PT RS) e policial antifascista Leonel Radde.
O senador Humberto Costa enfatizou a importância acerca da mobilização do Setorial Nacional de Segurança Pública junto a mobilização dos Comitês de Luta na criação do Núcleo de Luta contra o Nazismo, o deputado federal Reginaldo Lopes disse que a luta contra o nazismo é a luta contra o ódio e toda forma de opressão, a deputada federal Maria do Rosário conclamou que todos os companheiros e companheiras, além de participar do Núcleo de Luta contra o Nazismo, participem dos Comitês de Luta e da formação da Nova Primavera para que se faça a manutenção constante da luta antes, durante e após a campanha deste ano.
O companheiro Luiz Sabanay elogiou a mobilização do Setorial Nacional de Segurança Pública que constantemente trás a discussão sobre a segurança pública no PT, bem como sendo um dos setoriais que mais cresceram dentro do partido, de 02 setoriais estaduais para 17 setoriais estaduais, o companheiro Wilson Levy, disse que o mandato da Deputada Professora Bebel encontra-se de portas abertas a toda militância, enfatizando ainda a necessidade da luta constante contra o fascismo e o nazismo.
O vereador Leonel Radde, que mais uma vez foi alvo de ameaçadas de morte por conta da sua luta contra o nazismo no Rio Grande do Sul, reforçou a importância do combate ao nazismo, que o seu mandato é o responsável dissolução de várias células nazistas em Porto Alegre bem como a prisão de vários dos seus integrantes.
A aula do primeiro módulo ficou por conta do companheiro Leonel Radde que reforçou a importância do trabalho da pesquisadora Adriana Dias que além de identificar células nazistas na rede, atua também junto as áreas mais tenebrosas da Web, a Deep Web, a procura de células de grupos de ódio como é o exemplo do caso do grupo responsável pelo assassinato de oito alunos em Suzano no ano de 2019, assassinos esses que frequentava o fórum Dogolachan.
O presidente do Diretório Zonal do Centro, Capital SP, Charles Gentil, enfatizou a importância da abordagem do tema, Luta contra o Nazismo, neste momento importante da articulação do PT contra o fascismo que avançou não só no país mas como no mundo.
O coordenador Nacional de Segurança Pública do PT, Abdael Ambruster, reforçou a importância da criação do Núcleo de Luta contra o Nazismo e não apenas um Núcleo, mas de várias núcleos. “Cada militante e cada simpatizante do PT que abraça a luta contra o nazismo é uma voz na resistência contra o ódio, contra uma das bases de apoio de Jair Bolsonaro que é Nazista” vínculo este reforçado ao receber a visita da deputada alemã neonazista Beatrix von Storch, a neta de Lutz Graf Schwerin von Krosigk, ministro das Finanças de Adolf Hitler, ministro este que também gerenciava as posses roubadas dos prisioneiros dos campos de concentração que eram compostos de opositores do governo nazista, bem como comunistas, negros, ciganos, homossexuais e o povo judeu.
O próximo modulo do curso, que vai ser ministrado pela pesquisadora Adriana Dias, vai ser realizado no dia 08 de março, as 19h30, os Coordenadores estaduais de segurança pública do PT que estavam presentes no curso já estão se mobilizando para a construção dos núcleos de combate ao nazismo nos seus estados, procure o Diretório do PT mais perto e construa um Núcleo de Luta contra o Nazismo.
No Brasil, haviam pouco mais de 80 células nazistas já identificadas, contudo, após a eleição de Bolsonaro, que foi eleito com ajuda da quadrilha lavajateira e de Sérgio Moro, essas células aumentaram o seu tamanho para mais de 500, demonstrando ainda mais a profunda ligação do discurso de ódio de Bolsonaro para com o nazismo.
A pesquisadora Ana Carolina Colombaroli vai trazer os aspectos legais e jurídicos com relação a atuação dos órgãos públicos para com o enfrentamento ao nazismo, bem como teremos o módulo do curso de cyber segurança para que a militância possa atuar nas redes com todos os cuidados básicos e assim, auxiliar os mandatos do PT em todo o Brasil na atuação contra células nazistas e deste modo, enfrentar o ódio, trazer esperança para o povo brasileiro e, reforçando o protagonismo do Partido dos Trabalhadores na luta contra o nazismo e fascismo no Brasil, na América do Sul e em todo o mundo.
Todos, todas e todes na luta contra o nazismo, contra Bolsonaro e toda a sua política genocida de ódio e de desmonte de direitos.
Coordenação do Setorial Nacional de Segurança Pública do PT
[1] https://theintercept.com/2021/07/28/carta-bolsonaro-neonazismo/