O Dia Nacional da Música Gospel se torna marco para o segmento evangélico do Brasil
A música gospel ou cristã tem se tornado cada vez mais parte da cultura musical do nosso país, trazendo conforto espiritual e psicológico às pessoas independente do credo
Publicado em
A data será comemorada no dia 7 de julho. A Lei foi sancionada hoje (15 de outubro de 2024) pelo presidente Lula.
Este dia se torna um marco para o segmento evangélico no Brasil. O Dia Nacional da Música Gospel, comemorado em 7 de julho, é realmente uma homenagem à missionária Frida Vingren, uma personalidade de destaque na história do movimento pentecostal no Brasil. Frida, foi uma das fundadoras da Assembleia de Deus no Brasil, e seu trabalho missionário teve grande impacto na disseminação do evangelho no país.
Além de sua atuação como missionária, Frida Vingren também se destacou na música, compondo vários hinos que são cantados até hoje nas igrejas evangélicas brasileiras. A homenagem a ela nessa data celebra sua contribuição espiritual e musical, que influenciou profundamente a cultura gospel no Brasil.
Assim, o 7 de julho foi escolhido não apenas para celebrar o gênero gospel, mas também para lembrar o legado de Frida Vingren, reconhecendo sua importância histórica e seu papel na formação da música evangélica nacional.
A música gospel ou cristã tem se tornado cada vez mais parte da cultura musical do nosso país, trazendo conforto espiritual e psicológico às pessoas independente do credo, se tornando cada vez mais comum elas fazerem parte das grades de programação musical seculares e até hit de filmes, novelas, propagandas etc.
Nas plataformas de streaming elas estão constantemente nos “tops trends” sendo as mais ouvidas e mais tocadas. Podemos assim dizer que a música gospel ou cristã, como queiram denominar já se consagrou com parte da cultura musical brasileira.
Hoje dia 15, o presidente Lula, sanciona esta lei, não apenas como dever de ofício, mas como estadista que é.
Fazendo isto demonstra o compromisso que tem com a democracia! Na democracia se reconhece as diversas identidades culturais e religiosas. A música gospel ou cristã já faz parte da cultura brasileira! Hoje Lula demonstra na cadeira que está, o seu compromisso com o povo evangélico deste país!
O povo crente se vê identificado nesta lei! É um grande gesto de reconhecimento da cultura cristã evangélica por parte do presidente Lula!
Gutierres Barbosa Gaspar
Coordenador Nacional do Setorial Inter-religioso do PT
Neivia Lima
Coordenadora Nacional do Núcleo de Evangélicos e Evangélicas do PT – NEPT-Brasil