Partido da Esquerda Europeia condena ataque contra Lula e exige justiça
Confira a tradução da nota do Partido da Esquerda Europeia em solidariedade ao presidente Lula
Publicado em
O Partido da Esquerda Europeia expressa sua vigorosa condenação após o ataque realizado no estado do Paraná contra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e considera que é dever das autoridades políticas e judiciais brasileiras esclarecer as responsabilidades desse ataque criminoso sem impunidade para aqueles que o planejaram e executaram.
É, sem dúvida, também responsabilidade das autoridades do estado do Paraná, que demonstraram sua atitude cúmplice, negando a necessária proteção à caravana de Lula da Silva.
Este episódio é mais uma tentativa da direita brasileira e da oligarquia de impedir a candidatura de Luis Inácio da Silva à presidência, um ano após o golpe institucional cometido contra a presidenta Dilma Rousseff.
A violência organizada que estava sendo usada mostra que essas forças reacionárias estão dispostas a usar os piores métodos. Os recentes assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes mostram isso.
O Partido da Esquerda Europeia roga a punição dos responsáveis por esses ataques e expressa sua total solidariedade a Luis Inácio da Silva, ao Partido dos Trabalhadores e às forças de esquerda brasileiras que enfrentam o governo golpista de Michel Temer e as forças da oligarquia que estão por trás do situação atual.
Grupo de Trabalho sobre a América Latina e o Caribe do Partido da Esquerda Europeia
Nota traduzida pela equipe da SRI. O texto original está disponível em: https://pt.org.br/blog-secretarias/the-european-left-condemns-attack-against-lula-and-demands-justice/