Resolução- Conselho Político Nacional da Juventude do PT

Esclarecimento sobre a participação dos Secretários e Secretárias de Juventude nos Diretórios

A Juventude do PT (JPT) é a instância partidária com objetivo de organizar a atuação partidária dos filiados e das filiadas jovens, visando um diálogo e intervenção junto aos diferentes movimentos sociais.

Eleito no Encontro da Juventude, observado disposto no artigo 94 do Estatuto, o Secretário ou a Secretária tem acento, com direito a voz, na Comissão Executiva do nível correspondente.

Os membros das direções partidárias, indicados proporcionalmente pelas chapas no PED 2013, podem assumir cargos na Comissão Executiva conforme previsto nos artigos 82, 106 e 117 do estatuto (Cota dos 20% de jovens). Quando isso ocorrer a renuncia ao cargo de um dos espaços é obrigatória.

Em hipótese nenhuma dirigentes indicados por chapas inscritas no PED podem assumir ou exercer simultaneamente os cargos de Secretário ou Secretária de Juventude. O Secretário ou a secretária de juventude eleito(a) no congresso da JPT ou exercendo a função, não poderá acumular duas secretarias na mesma instância partidária. Quando isso ocorrer a renuncia ao cargo de Secretário(a) de Juventude é obrigatória.

 

Direção Nacional da Juventude do PT

PT Cast