Resolução da JPT sobre os atos antifascistas e antirracistas

Diante da retomada das mobilizações de rua em meio à pandemia do Coronavírus, direção nacional da Juventude do PT apresenta orientação à militância.

Resolução Política da Juventude do PT sobre os atos antifascistas e antirracistas

Nós, da Juventude do PT, saudamos os atos antifascistas e antirracistas ocorridos neste último domingo, 31 de maio, em diversas cidades do Brasil, em especial nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. Atos esses protagonizados por torcedores organizados que, carregando a sua tradição de resistência democrática, foram para as ruas dar um basta na escalada fascista conduzida pelo Presidente da República e os seus apoiadores; também, mobilizados por coletivos e movimentos negros que se insurgem contra o assassinato da juventude negra e periférica, que não cessa mesmo na pandemia, como vimos recentemente no Rio de Janeiro com João Pedro e nos EUA com George Floyd, brutalmente assassinados pelo Estado.

Estes atos são resultado do sufocamento causado pelo desgoverno de Jair Bolsonaro que, mesmo diante de uma pandemia global que acarreta na morte de milhares de brasileiros e brasileiras por dia, ignora cotidianamente os cuidados com a saúde pública, com a manutenção da renda e dos empregos do nosso povo, aproveitando-se do momento para estabelecer um governo de guerra, autoritário, mobilizando as suas hordas fascistas contra as liberdades democráticas, o povo e suas organizações e as já fragilizadas instituições, responsáveis por sua eleição. Neste contexto, compreendemos como legítima a reação do povo mediante à falta de condições sociais e econômicas, e diante de uma crise política grave e que põe em risco a própria existência do direito de se manifestar.

Ao mesmo tempo, vemos a curva da COVID-19 numa constante crescente, sem dar sinais de achatamento ou queda, o que demonstra que a situação ainda é bastante grave e requer todos os cuidados possíveis. Com a tendência de crescimento da pandemia somado à falta de vacina e tratamento, e ao colapso dos serviços públicos de saúde, só o isolamento social e a quarentena são medidas seguras para nos salvaguardar do vírus, ainda mais diante da forte pressão dos grandes empresários, e do próprio bolsonarismo, para a reabertura dos comércios e serviços, com vistas a retomar os seus lucros, pouco se importando com o caos sanitário e as consequências sociais, para a vida e para a dignidade da classe trabalhadora.

Por isso, reforçamos a preocupação com os cuidados com a saúde nesse momento, levando-se em conta os grupos de risco, seja ao possível participante dos atos ou mesmo em caso de conviver com alguém dentro dos critérios que os enquadre nestes grupos. Àqueles e àquelas que participem de atos presenciais nesse período no país, orientamos o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social, bem como ter em mãos os contatos de primeiros socorros e de assistência jurídica

Entendemos que a Juventude Petista deve se engajar das mais variadas formas de resistência e combate ao fascismo, ao governo Bolsonaro e as suas medidas. As secretarias estaduais, municipais, os coletivos e movimento estudantis, e a militância de modo geral, devem organizar ações como colagem de lambes, faixaços, pinturas, projeções e demais manifestações do tipo, que dialoguem com o povo e, de preferência, sem aglomerações, numa ação coordenada que apresentem as nossas reivindicações. Também, devem organizar frentes de advogados/as e de pessoas da área de saúde aptas a prestar primeiros socorros, junto aos movimentos que já desenvolvem este tipo de trabalho, para dar suporte aos manifestantes que sofram arbitrariedades ou agressões por parte da força policial ou dos apoiadores de Bolsonaro.

Sabemos que o momento, para a nossa geração, é inédito e de difícil tomada de decisões, nos exigindo uma constante avaliação e reavaliação sobre o avançar da conjuntura. A Juventude do PT estará mobilizada, vigilante e de prontidão para encarar os desafios que se apresentem. Não recuaremos, pois o fascismo não recuará sem a nossa luta. Não retrocederemos aos tempos mais sombrios da nossa história, aqueles que não vivemos e nem iremos viver. Acreditamos e lutaremos pelo triunfo da democracia e permaneceremos em marcha rumo à uma sociedade onde não haja opressão de qualquer tipo. Fora Bolsonaro!

Juventude do Partido dos Trabalhadores

Brasília, 1º de junho de 2020

PT Cast