Saudação ao MAS-IPSP e ao povo boliviano

Saudamos a contundente vitória do MAS-IPSP nas eleições realizadas ontem na Bolívia, com mais de 50% dos votos. Este resultado demonstra a vontade soberana do povo boliviano de seguir no…

Saudamos a contundente vitória do MAS-IPSP nas eleições realizadas ontem na Bolívia, com mais de 50% dos votos.

Este resultado demonstra a vontade soberana do povo boliviano de seguir no caminho escolhido a mais de uma década, quando pela primeira vez elegeu o companheiro Evo Morales para presidir o país.

É ainda uma prova de sua vitória no ano passado, quando, após vencer as eleições, sofreu um golpe com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA), que declarou do pleito inválido sob a falsa acusação de manipulação e irregularidades que nunca foram comprovadas.

Saudamos o companheiro Evo Morales, que desde o golpe demonstrou inegável respeito ao povo boliviano e ao processo democrático, buscando sempre o caminho do diálogo para resolver os problemas políticos do país, apesar de todas as adversidades apresentadas pelo governo golpista.

Também saudamos as bolivianas e os bolivianos por esta manifestação democrática, portando-se de maneira exemplar durante todo o processo eleitoral, que transcorreu em clima de total normalidade, como deve ser numa democracia.

Declaramos toda nossa solidariedade e apoio ao futuro governo e desejamos que o Estado Plurinacional da Bolívia siga exitoso na luta contra a desigualdade, a justiça social, na defesa do meio ambiente e dos povos bolivianos e suas culturas.

 

Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

 

19 de outubro de 2020.

PT Cast