Boletim 201 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 7/09/2018 – 18h30

Boletim – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

1. “Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais poderão deter a chegada da primavera”. Essa frase emblemática, profética e simbólica foi proferida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no histórico discurso de 7 de abril de 2018 no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ali, Lula se preparava para enfrentar uma terrível e injusta prisão, que nesta sexta-feira, 7 de setembro, completou cinco meses. São cinco meses de resistência, com a atuação incessante de militantes de todo o País que se revezam na Vigília #LulaLivre em defesa da democracia e da libertação de Lula. Confira as imagens: https://pt.org.br/simbolo-de-resistencia-vigilia-lula-livre-completa-cinco-meses/

2. Neste 7 de Setembro, dia em que o Brasil comemora a assinatura da declaração de Independência, a Vigília recebeu a visita do líder do MST João Pedro Stédile e de dezenas de outras pessoas que, mais uma vez, demonstraram o apoio a Lula. O líder do MST participou do ato de “Boa tarde,Lula!”, juntamente com Raimundo Domingos, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

3. Neste 7 de Setembro, na 24ª edição do Grito dos Excluídos, o destaque foram os protestos contra o desmonte de direitos promovido pelo golpe e várias manifestações em defesa da libertação de Lula e de seu direito de ser candidato a presidente da República. Além de Brasília, houve atos em capitais como Recife, Belo Horizonte, Belém e João Pessoa. O Grito dos Excluídos acontece há mais de vinte anos, sempre no 7 de Setembro, por iniciativa de movimentos sociais e pastorais para debater a construção de uma nação mais democrática e menos desigual. A edição deste ano denuncia o crescimento da violência e sua relação com a desigualdade e os privilégios.

4. Na noite de quinta-feira (6), depois do ato de “Boa noite, Lula!”, os militantes da Vigília Lula Livre prepararam uma festa surpresa para comemorar o aniversário da presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR). A celebração foi no Espaço de Formação Marielle Franco. Mulheres do MST declamaram um poema para a senadora e a presentearam com rosas. Gleisi agradeceu pela homenagem e destacou o espírito de luta dos militantes que estão em Curitiba para defender Lula, a democracia e denunciar as arbitrariedades da Lava Jato contra o ex-presidente.

Boletim 201 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 7/09/2018 – 18h30