No Chile, senador propõe ‘Lei Bolsonaro’ contra fake news eleitoral
Alejandro Navarro, fundador do partido País, batizou o projeto após a revelação da Folha de S. Paulo sobre a “indústria de mentiras” financiada por apoiadores de Bolsonaro
Publicado em
O senador chileno Alejandro Navarro, vai apresentar ao parlamento um projeto firme de combate a crimes eleitorais que envolvam fake news.
Batizado de ‘Lei Bolsonaro’, o objetivo da medida é combater “a nova maneira de fazer política que a extrema direita latino-americana adotou”. Ele escolheu o nome baseado no escândalo da “indústria de mentiras” financiada por apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais e no WhatsApp.
Navarro sugere que a cassação de políticos que cheguem ao poder espalhando notícias falsas nas redes sociais ou via mensagens privadas. “Notícias falsas são difíceis de combater, porque os eleitores ficam com a primeira impressão”, explicou ao jornal local La Tercera.
El proyecto de #LeyBolsonaro que hemos anunciado es una reforma necesaria para resguardar la democracia; sancionará con la cesación del cargo a la candidatura que manipule información para entregar contenido falso y replicarlo en redes sociales y WhatsApp▶️https://t.co/2XyXveSq0P pic.twitter.com/HEpczveoKU
— Alejandro Navarro (@senadornavarro) October 24, 2018