Brasil registra crescimento nas vendas de livros
O país alcançou um total de R$ 112,6 milhões em títulos vendidos, entre agosto e setembro deste ano
Publicado em
O Brasil voltou a registrar crescimento, ainda que pequeno, nas vendas de livros no varejo. De acordo com dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), divulgados nesta segunda-feira (28), entre os dias 10 de agosto e 6 de setembro, houve um aumento de 0,8% em volume e 2,2% em valor, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Com isso, o país alcançou um total de R$ 112,6 milhões em títulos vendidos. No acumulado do ano, as vendas em livrarias e supermercados mostram que, até o início de setembro, houve um aumento de 5,94% em volume e de 5,62% no faturamento, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O sindicato aponta como causa para o crescimento das vendas, ainda que tímido, as políticas de descontos em relação ao preço de capa, praticadas pelas redes varejistas.
O presidente do Snel, Marcos da Veiga Pereira, espera fechar o ano com um crescimento de 6% na receita da indústria editorial brasileira.
Divulgado a cada quatro semanas pelo Snel, o Painel das Vendas de Livros no Brasil foi criado com o objetivo de dar maior transparência ao desempenho do setor. Os números têm como base o BookScan, serviço de monitoramento de vendas de livros, presente em dez países, entre eles o Brasil. Os dados são coletados diretamente do caixa das livrarias, do e-commerce e de outros varejistas.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da “Agência Brasil“