Café PT: Tarifa Zero é prioridade para o PT nas eleições, diz Lúcia Mendonça

Coordenadora Nacional do Setorial de Logística e Mobilidade Urbana do PT destacou a importância da mobilidade urbana inclusiva e os benefícios da implementação da tarifa zero nos transportes públicos

Reprodução/TvPT

Segundo a coordenadora, o PT tem trabalhado ativamente para que a tarifa zero seja incluída nos planos de governo

Nesta quarta-feira (18), o programa Café PT recebeu Lúcia Mendonça, coordenadora Nacional do Setorial de Logística, Transportes e Mobilidade Urbana do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores (PT), para discutir mobilidade urbana e a implantação da tarifa zero nos transportes públicos do país.

“A tarifa zero garante o direito à cidade, permitindo que todos tenham acesso igualitário ao transporte público”, afirmou, na entrevista.

Mendonça ressaltou que a tarifa zero é fundamental para democratizar o acesso à cidade e reduzir o número de veículos nas vias, o que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.

“A tarifa zero promove uma maior democratização da cidade e permite a inclusão das pessoas. Além disso, reduz o número de carros nas ruas, o que contribui para a redução das emissões de gases e, consequentemente, melhora o meio ambiente”, explicou.

O papel do PT na implantação da tarifa zero

Segundo o coordenadora, o PT tem trabalhado com seus candidatos à prefeitura para que a tarifa zero seja incluída nos planos de governo.

“Estamos participando da elaboração dos programas de governo, sempre enfatizando a importância da tarifa zero”, afirmou. Ela também falou sobre a cartilha do PT Tarifa Zero, elaborada em conjunto com a Fundação Perseu Abramo (FPA) e reeditada recentemente, disponível no site do partido.

A implementação da tarifa zero requer planejamento e conhecimento técnico, conforme Lúcia Mendonça. “Para que uma tarifa zero seja viável, é essencial ter claro sobre os custos e receitas do sistema. Esse controle é uma das grandes dificuldades que enfrentamos nas cidades brasileiras”, explicou.

Sustentabilidade financeira e benefícios

Uma das principais preocupações levantadas pelos gestores municipais é a sustentabilidade financeira da tarifa zero. Mendonça explicou que, para viabilizar o projeto, é necessário equilibrar os subsídios oferecidos pelo município com o custo total do sistema de transporte. Ela também afirmou que a tarifa zero pode ser renovada de forma gradual, como já ocorre em São Paulo, onde o sistema é gratuito aos domingos.

“O importante é começar. A partir daí, as pessoas vão se habituar e confiar no projeto, e o governo vai perceber a necessidade de ampliar o benefício”, afirmou.

Entre os benefícios da tarifa zero, Mendonça destacou a inclusão social, a democratização do acesso ao transporte e a redução de emissões de gases poluentes, além da melhoria na qualidade de vida das famílias que dependem do transporte público.

Sistema Único de Mobilidade

A coordenadora reforçou o papel do deputado federal e secretário Nacional de Comunicação do PT , Jilmar Tatto (PT-SP), que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero na Câmara dos Deputados.

Ela frisou que Tatto foi fundamental na reedição da cartilha da tarifa zero, que tem servido como guia para os candidatos do PT. Além disso, ela falou sobre a importância de um Sistema Único de Mobilidade, inspirado no Sistema Único de Saúde (SUS), para integrar o transporte público em todas as cidades brasileiras.

Ela apontou que o sistema funcionaria de maneira integrada, “com a participação dos governos federal, estadual e municipal, garantindo a universalização do acesso ao transporte público gratuito”.

Leia mais:  Jilmar Tatto impulsiona campanha de Ana Paula em Blumenau e discute Tarifa Zero

Renovação da frota e sustentabilidade ambiental

Lúcia Mendonça também destacou as políticas do governo Lula em relação à mobilidade urbana, especialmente no que diz respeito à transição para um sistema de transporte mais sustentável, com a adoção de ônibus elétricos nas cidades de médio e grande porte.

Ela explicou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está investindo na renovação da frota de transporte público com veículos elétricos, que são menos poluentes.

“Estamos incentivando a substituição de ônibus a diesel por veículos elétricos, o que ajudará a reduzir as emissões de poluentes e melhorar a qualidade das grandes cidades”, afirmou Lúcia.

Desafios e próximos passos

No final da entrevista, Lúcia Mendonça fez um convite para que os candidatos a prefeito e prefeita que tenham interesse na tarifa zero busquem apoio do Setorial de Logística, Transportes e Mobilidade Urbana do PT. Ela destacou que o setor está à disposição para orientar e fornecer suporte técnico para a implementação dessa política.

“Temos um grande grupo de técnicos especializados em transporte urbano e mobilidade, prontos para colaborar com qualquer cidade que deseje implementar a tarifa zero”, concluiu.

Conheça  o Time do Lula clicando  aqui.

Proposta Tarifa Zero

A proposta de Tarifa Zero, defendida por Tatto, tem o potencial de transformar o transporte público em um direito universal e acessível, contribuindo para uma mobilidade urbana mais justa e eficiente.

Leia mais :  Chegou a cartilha do PT sobre Tarifa Zero: saiba como implementar em sua cidade!

O projeto, que prevê uma oferta de transporte público gratuito e universal à população, nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS), servirá como modelo para que os candidatos do partido defendam, nestas eleições municipais, mais uma política de gestão pública construída para beneficiário do povo brasileiro.