Cartilha traz orientações sobre o uso de mídias e redes sociais
Publicação do PT Paraná faz diagnóstico das principais redes sociais e dá dicas sobre o seu uso durante o processo eleitoral
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Na série de publicações disponibilizadas na plataforma Casa 13, uma delas se destaca por ser um dos temas mais debatidos interna e externamente pelo PT: a comunicação em tempos de internet.
A cartilha intitulada Crie sua campanha nas mídias sociais é uma publicação elaborada pelo Diretório Estadual do PT do Paraná e traz, de maneira didática, vários tópicos para orientar as pré-candidaturas petistas sobre como lidar com o ambiente virtual, da compreensão do meio passando pela produção de conteúdo até à divulgação da informação.
“Esse novo ambiente é marcado pela possibilidade de todos gerarem e circularem informação e pontos de vista. O fato é que as informações transbordam como num dilúvio sem fim. Navegar nesse dilúvio é saber destacar-se ao comunicar”, conforme já alerta a introdução da cartilha.
Conexão com a realidade
A publicação deixa claro às pré-candidaturas petistas que na nova realidade da comunicação nas mídias, as pessoas não são apenas meras receptoras de conteúdo, mas elas elas interagem com as mensagens divulgadas e criam significados e valores.
“A comunicação de nossos candidatos nas mídias e redes sociais deve ser antenada com a realidade e com a atualidade, contribuindo para uma visão sobre as causas e consequências dos problemas. Os candidatos devem mostrar que são capazes de interpretar os acontecimentos e a realidade, e dar caminho para a solução dos problemas”, destaca o texto.
A equipe do PT Paraná chama a atenção também para a diferença entre mídias sociais e redes sociais, que estão relacionadas, mas não a mesma coisa. As mídias sociais proporcionam a conexão via internet e garantem assim a participação de pessoas em redes onde elas podem interagir, trocar e compartilhar informações, como é o caso do Facebook, Instagram, Youtube, WhatsApp, Linkedin e Twitter, que são os mais populares.
“A comunicação nas mídias e redes sociais pode conquistar a atenção e reunir em torno de nossos candidatos gente interessada e comprometida que vai votar, acompanhar, tomar posição e agir”.
A partir daí, a publicação desenvolve uma série de tópicos que são importantes para uma campanha eleitoral bem sucedida na internet, como o planejamento das campanhas nas mídias, que antecipa e dará suporte ao que deve ser desenvolvido pela campanha. É nesta fase que a candidatura define a sua identidade, as causas que defende, além de definir os temas que irá abordar e debater com a sociedade, bem como o público que ele deseja atingir.
A cartilha Crie a sua campanha nas mídias sociais faz ainda um diagnóstico detalhado das principais redes sociais, o seu funcionamento e as formais mais adequadas de utiliza-las. Outro detalhe importante, a publicação dá dicas práticas de como produzir vídeos e escrever os textos das campanhas.
Como acessar a Casa 13
Para acessar e baixar todo o conteúdo da plataforma, o usuário precisa acessar o site do PT e confirmar a atualização do cadastro. Feita a atualização, o militante terá acesso ao conteúdo integral da Casa 13. Lá, serão encontrados materiais para baixar, geradores de card e outros conteúdos e noticias do partido que servirão de base para embates políticos.
Os cards, vídeo e jingles disponíveis abrangem todas as bandeiras históricas de luta do PT, do combate ao racismo à defesa dos povos indígenas, passando pela proteção do meio ambiente e o fortalecimento da saúde e da educação, entre muitos outros.
A Casa 13 também abriga informações sobre os cursos e conteúdos da Fundação Perseu Abramo, do PT, como o curso de comunicação digital, focado em redes sociais e também para o combate ao fascismo e à disseminação de fake news.
Da Redação