Cartilha traz orientações sobre o uso de mídias e redes sociais

Publicação do PT Paraná faz diagnóstico das principais redes sociais e dá dicas sobre o seu uso durante o processo eleitoral

Site do PT

Cartilha de orientação para atuação nas redes sociais

Na série de publicações disponibilizadas na plataforma Casa 13, uma delas se destaca por ser um dos temas mais debatidos interna e externamente pelo PT: a comunicação em tempos de internet.

A cartilha intitulada Crie sua campanha nas mídias sociais é uma publicação elaborada pelo Diretório Estadual do PT do Paraná e traz, de maneira didática, vários tópicos para orientar as pré-candidaturas petistas sobre como lidar com o ambiente virtual, da compreensão do meio passando pela produção de conteúdo até à divulgação da informação.

Esse novo ambiente é marcado pela possibilidade de todos gerarem e circularem informação e pontos de vista. O fato é que as informações transbordam como num dilúvio sem fim. Navegar nesse dilúvio é saber destacar-se ao comunicar”, conforme já alerta a introdução da cartilha.

Conexão com a realidade

A publicação deixa claro às pré-candidaturas petistas que na nova realidade da comunicação nas mídias, as pessoas não são apenas meras receptoras de conteúdo, mas elas elas interagem com as mensagens divulgadas e criam significados e valores.

A comunicação de nossos candidatos nas mídias e redes sociais deve ser antenada com a realidade e com a atualidade, contribuindo para uma visão sobre as causas e consequências dos problemas. Os candidatos devem mostrar que são capazes de interpretar os acontecimentos e a realidade, e dar caminho para a solução dos problemas”, destaca o texto.

A equipe do PT Paraná chama a atenção também para a diferença entre mídias sociais e redes sociais, que estão relacionadas, mas não a mesma coisa. As mídias sociais proporcionam a conexão via internet e garantem assim a participação de pessoas em redes onde elas podem interagir, trocar e compartilhar informações, como é o caso do Facebook, Instagram, Youtube, WhatsApp, Linkedin e Twitter, que são os mais populares.

“A comunicação nas mídias e redes sociais pode conquistar a atenção e reunir em torno de nossos candidatos gente interessada e comprometida que vai votar, acompanhar, tomar posição e agir”.

A partir daí, a publicação desenvolve uma série de tópicos que são importantes para uma campanha eleitoral bem sucedida na internet, como o planejamento das campanhas nas mídias, que antecipa e dará suporte ao que deve ser desenvolvido pela campanha. É nesta fase que a candidatura define a sua identidade, as causas que defende, além de definir os temas que irá abordar e debater com a sociedade, bem como o público que ele deseja atingir.

A cartilha Crie a sua campanha nas mídias sociais faz ainda um diagnóstico detalhado das principais redes sociais, o seu funcionamento e as formais mais adequadas de utiliza-las. Outro detalhe importante, a publicação dá dicas práticas de como produzir vídeos e escrever os textos das campanhas.

Como acessar a Casa 13

Para acessar e baixar todo o conteúdo da plataforma, o usuário precisa acessar o site do PT e confirmar a atualização do cadastro. Feita a atualização, o militante terá acesso ao conteúdo integral da Casa 13. Lá, serão encontrados materiais para baixar, geradores de card e outros conteúdos e noticias do partido que servirão de base para embates políticos.

Os cards, vídeo e jingles disponíveis abrangem todas as bandeiras históricas de luta do PT, do combate ao racismo à defesa dos povos indígenas, passando pela proteção do meio ambiente e o fortalecimento da saúde e da educação, entre muitos outros.

A Casa 13 também abriga informações sobre os cursos e conteúdos da Fundação Perseu Abramo, do PT, como o curso de comunicação digital, focado em redes sociais e também para o combate ao fascismo e à disseminação de fake news.

Da Redação

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