Cida Gonçalves vai chefiar o Ministério da Mulher
Ativista dos direitos das mulheres e especialista em gênero e em violência contra a mulher, ela vai liderar o resgate das políticas públicas na área
Publicado em
A ativista de defesa dos direitos das mulheres, Maria Aparecida Gonçalves, a Cida Gonçalves, será a titular do Ministério da Mulher do terceiro governo Lula.
Natural de Campo Grande (MS), Cida Gonçalves é formada em Publicidade e Propaganda e trabalha como consultora em políticas públicas em gênero e violência contra a mulher. Nos governos petistas de Lula e Dilma ela foi secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Cida coordenou o processo de articulação e fundação da Central dos Movimentos Populares (CMP) no Brasil. No início dos anos 2000 ela foi assessora da Coordenadoria à Mulher da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho do Mato Grosso do Sul em uma das gestões do governador Zeca do PT.
Especialista em gênero e em violência contra a mulher, Cida Gonçalves atuou na equipe de transição do governo que fez a análise e o diagnóstico com relação às políticas direcionadas às questões de gênero e que deverão ser colocadas em práticas com mais urgência pelo terceiro governo de Lula.
Nos últimos quatro anos, o governo de Jair Bolsonaro desmontou praticamente todas as iniciativas e políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos das mulheres promovendo um total desvirtuamento dos objetivos da pasta que recebeu total apoio no passado através dos governo do PT.