Com energia mais barata, inflação é a menor para o mês desde 2012

Inflação em março caiu pela metade em relação ao mês anterior, influenciada por forte redução nas contas de luz, água e esgoto, aponta IBGE

A inflação caiu pela metade em março, em relação a fevereiro, e apresentou o menor índice para o mês desde 2012.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, e que mede a inflação oficial no país, indica que os preços subiram apenas 0,43% em março. Em fevereiro, esse número havia sido de 0,90%.

O resultado, divulgado nesta sexta-feira (8), representa o segundo mês seguido de queda da inflação, sinalizando para uma tendência de arrefecimento da subida de preços. Com o resultado, o índice volta ao patamar de um dígito, e se aproxima da meta, que alcança até 6,5% (o centro da meta é de 4,5%, com dois pontos percentuais para baixo ou para cima).

No ano, a variação é de 2,62%, índice menor do que o apontado na mesma época do ano passado, de 3,83%.

IPCA_ParaSite

Uma das causas para a queda nos preços foi a mudança da bandeira tarifária na conta da energia elétrica, que passou de vermelha para a amarela. Com isso, a conta de luz sofreu uma queda de 3,41%. A bandeira tarifária foi um sistema de cobrança implementado nesse governo para aumentar a transparência na conta.

O intuito é que o consumidor saiba quanto e porque está pagando na conta de luz. Com o aumento das chuvas e a redução do uso da energia térmica, mais cara, é possível passar para as bandeiras mais baratas. A partir de abril, a conta de luz virá sem adicional, com a bandeira verde, o que deve contribuir para maior queda nos preços este mês.

O grupo habitação e comunicação tiveram quedas expressivas, de -0,64% e -1,65%. Iitens como o gás de cozinha (-0,42%), a taxa de água e esgoto (-0,43%), telefone celular (-2,71%), telefone fixo (-2,89%) e passagem aérea (-10,85%) apresentaram fortes reduções de preço. O grupo transportes também apontou para desaceleração em março, na comparação com fevereiro, de 0,16% ante 0,62% do mês passado.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast