Com Gleisi e apoio de Lula, Rogério Correia é escolhido pré-candidato à Prefeitura de BH

Ato com 1.200 pessoas na capital mineira reuniu Gleide Andrade, Federação Brasil da Esperança e os ministros Padilha, Luciana Santos e Cida Gonçalves

Mariana Bastani

Plenária da pré-candidatura de Rogério Correia à Prefeitura de Belo Horizonte

A Federação Brasil da Esperança e o Movimento BH Pode Mais homologaram, na noite desta quinta-feira (29), o nome do deputado federal Rogério Correia (PT-MG) para a disputa da Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de outubro de 2024.

A articulação de uma ampla frente de partidos de esquerda e de centro-esquerda foi anunciada pelo próprio pré-candidato mineiro. “Quero falar com muita força sobre o que vamos fazer. Além do PV, PCdoB e do PT, vamos ampliar. Estamos conversando com os companheiros do PSOL e da Rede, fazemos questão que estejam conosco. Para derrotar o bolsonarismo, temos que ter a unidade dos partidos como em várias cidades do país. Estamos conversando com o PSB e PDT, queremos unificar para ter uma pré-candidatura única das esquerdas para vencer o bolsonarismo”, afirmou Rogério Correia.

O evento, com mais de 1.200 pessoas, teve peso político local e o respaldo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além da presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR) e da secretária Nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade (MG), participaram do grande ato os ministros Alexandre Padilha (da Secretaria de Relações Institucionais), representado o presidente Lula, a ministra Luciana Santos (da Ciência, Tecnologia e Inovação), presidenta da Federação Brasil da Esperança e do PCdoB, o líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), o líder da bancada do PT na Câmara, Odair Cunha (PT-MG); os presidentes do Diretório Municipal do PT de BH, Guima Jardim, e do Diretório Estadual do PT de Minas Gerais, Cristiano Silveira, o presidente do PV, José Luiz de França, além de lideranças de movimentos sociais e sindicais, como CUT (Central Única dos Trabalhadores), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) e MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), o ex-prefeito de Belo Horizonte Patrus Ananias (PT-MG), hoje deputado federal, e demais parlamentares estaduais e federais.

Inimigo comum a todas as forças progressistas, o bolsonarismo tem condições de ser derrotado, confirmou Rogério Correia. “Será ele o adversário, mas não sabem ainda qual [o nome]. Dizem que o estadual [deputado Bruno Engler] está com medo de enfrentar a gente e vai passar para o outro [Nikolas Ferreira]. Sinceramente, se for aquilo que estava lá na CPMI [do Golpe], que só passou vergonha e tomou pito, pode vir que nós vamos dar uma surra nele. Nós não temos medo de enfrentar”, sentenciou o pré-candidato, ao questionar se a extrema-direita mineira vai mesmo fazer campanha contra a vacina na disputa eleitoral.

Ao parabenizar a bancada petista na Câmara Municipal de BH, que conseguiu importante vitória na Justiça, impedindo o corte de árvores no Mineirão, Rogério Correia reafirmou seus compromissos ambientais. “Quando a gente governar Belo Horizonte não vai ter mineradora para fazer o que está fazendo na Serra do Curral. Já conversei com a ministra Marina Silva [Meio Ambiente e Mudança do Clima] sobre o sonho de fazer um parque nacional na área e vamos conversar com o presidente Lula para que ele possa garantir grandes vitórias na área ambiental”, adiantou, ao citar que muitos avanços não chegam a Minas porque o governador bolsonarista Romeu Zema não quer.

“Aqui parece que tem boicote. O Zema parece que não quer que o governo federal ajude. Ele prefere que o povo mineiro passe necessidade sem os programas”, salientou, ao confirmar que pretende levar para a capital mineira tudo o que o presidente Lula tem construído para o Brasil, como a escola de tempo integral, o programa Pé-de-Meia e um instituto federal, que o presidente já anunciou.

Política para melhorar a vida do povo

Rogério Correia conclamou a militância a discutir um programa de educação para a cidade. Segundo ele, em março, o ministro da Educação, Camilo Santana, estará em Belo Horizonte para fazer o lançamento do programa Pé-de-Meia e vai participará de uma plenária de sua pré-candidatura com todos os setores da educação de Belo Horizonte.

“Eu estou muito animado e quando vem um pelotão de frente comandado pela Gleisi e pela Luciana, duas mulheres combativas, isso nos dá muita vontade. E quando a gente vê o presidente Lula com a energia que ele tem, temos que dar tudo de nós para melhorar a vida do nosso povo. É para isso que a gente faz política, é para servir aqueles que mais precisam, para fazer uma sociedade justa, igualitária, onde a gente combata o individualismo e, no lugar dele, a gente faz a coletividade”, indicou, ao lembrar do programa Territórios de Cidadania que vão ser criados na periferia de Belo Horizonte.

Gleisi: união do campo progressista

A presidenta Gleisi Hoffmann parabenizou o PT e a Federação Brasil da Esperança pela construção da pré-candidatura de Rogério e afirmou que respeita muito as candidaturas da Rede, PSOL, PSB e PDT, que são companheiras de caminhada. “Mas nós vamos fazer um esforço muito grande para que todos estejamos juntos na mesma frente para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte”, ressaltou, ao falar da importância da capital e de Minas Gerais, decisivas para dar a vitória ao presidente Lula nas eleições de 2022.

“Temos muita gratidão ao povo mineiro. E, obviamente, que a gente quer participar desse processo da reconstrução das Minas Gerais, de novo, sobre o governo progressista e popular, a começar por BH”, declarou Gleisi, fazendo referência à combatividade do pré-candidato, “ferrenho na luta contra a prisão injusta e ilegal do presidente Lula”.

Gleisi falou sobre os percalços “porque a direita que tá aí, a extrema-direita que pede o fascismo, vem com mentira, vem com deturpação”. “Chegou o momento que eles diziam que íamos fechar as igrejas, que nós íamos perseguir os pastores, que nós íamos queimar bíblias. Eu pergunto pra vocês, um ano e pouco de governo do Lula, quantas igrejas foram fechadas? Quantos pastores foram perseguidos? Quantas bíblicas foram queimadas? Quantos banheiros unissex foram feitos em escolas? Pois é, nós precisamos enfrentar isso. Nós precisamos discutir a política, as políticas públicas, fazer o embate, mas nós precisamos combater as mentiras”, pontuou a presidenta, que é deputada federal pelo PT do Paraná.

Belo Horizonte nos trilhos e legado do PT

A secretária Nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade (MG), disse que, mais do que nunca, a capital mineira precisa se alinhar aos programas e políticas públicas do governo do presidente Lula para que Belo Horizonte seja recolocada nos trilhos.

“Para isso, a postura combativa de Rogério Correia é a ideal para enfrentar e derrotar uma candidatura bolsonarista e resgatar os investimentos nos setores que a população mais precisa. Rogério tem todo nosso apoio e empenho”, afirmou Gleide Andrade.

Alexandre Padilha: cara, energia e alma da militância

O ministro Alexandre Padilha, representando o presidente Lula no evento, afirmou que Rogério Correia é a cara, a energia, a alma da militância que construiu, ao longo de anos, o legado do PT em Minas Gerais e Belo Horizonte foi esse “pontapé” quando foi governada pelo então prefeito Patrus Ananias e soube resistir em momentos de necessidade.

“Rogério, você tem a energia dos movimentos de moradia de Belo Horizonte, até hoje referência nacional. Você tem a energia do movimento cultural de Belo Horizonte, que é uma expressão nacional. Você tem a energia do movimento da saúde de Belo Horizonte, que é uma referência na construção do SUS [Sistema Único de Saúde]. Você tem a energia do movimento sindical, dos companheiros dos correios, dos metalúrgicos, dos professores e professoras que você também representa. Você tem a energia dos novos movimentos contemporâneos, como o movimento LGBT, como o movimento negro, como o movimento da juventude. Você, Rogério, é a energia da militância, da resistência e da esperança de Belo Horizonte e é com ela que você vai caminhar”, discursou Padilha.

O ministro falou também sobre o papel de Rogério Correia na ajuda para a aprovação de importantes projeto do governo Lula, como a volta da lei de reajuste anual do salário mínimo acima da inflação, e de sua articulação para garantir direitos para os trabalhadores autônomos.

“Agora, gente, dia 4, segunda-feira, o presidente Lula vai assinar e encaminhar para o Congresso Nacional em regime de urgência um projeto de lei, e você [Rogério] é um dos que mais trabalhou por ele, que é garantir direitos para os trabalhadores em aplicativos nas cidades, como o Belo Horizonte. Autônomos, mas com direitos”, disse.

O ministro citou outra marca importante do pré-candidato, fundamental para a eleição. “Você foi o nosso general na CPI do Golpe. Você mostrou ali que sabe enfrentar golpistazinho. Você mostrou ali que sabe enfrentar quem atenta contra a democracia. Você mostrou ali que não baixa a cabeça para quem vive na política [das fake news em redes sociais]”, afirmou. “Agora, aqui em Belo Horizonte, o debate é enfrentar e derrotar a praga do ódio, do fascismo que tenta seguir aí no Belo Horizonte e nós não vamos deixar.”

Federação Brasil da Esperança

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidenta da Federação Brasil da Esperança e do PCdoB, Luciana Santos, declarou que a capital mineira vive um momento histórico de retomada da reconstrução nacional. “Belo Horizonte e Minas Gerais sempre foram palco da resistência. Nós vamos ganhar a eleição aqui com a força do povo dessa cidade”, anunciou.

Parafraseando Barbosa Lima Sobrinho, a ministra disse que no Brasil só há dois partidos: o da Inconfidência Mineira e o partido de Joaquim Silvério. “E é esse partido que nós vamos derrotar aqui em BH em 2024. E Rogério representa exatamente o partido que defende a soberania nacional, que expressa o interesse dos trabalhadores.”

Secretaria da Mulher na Prefeitura de BH

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ressaltou o compromisso que o pré-candidato Rogério tem com as questões das mulheres no Congresso. “Precisamos de um prefeito que cuide, proteja e que coloque as mulheres na pauta principal. Nós queremos uma Secretaria da Mulher na Prefeitura de Belo Horizonte. Os fascistas e conservadores querem nos matar, nos calar na internet e nos espaços públicos. Precisamos construir políticas e enfrentar essa violência”, assinalou a ministra.

Para José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, Rogério Correia dignifica o nome de Belo Horizonte e de Minas Gerais no Congresso Nacional. “Sem Rogério como vice-líder, a gente não teria tido o resultado que tem na tarefa de derrotar o Bolsonaro e o Zema. Rogério vai fazer uma BH cada vez melhor porque ele vai ter a ajuda do presidente Lula para trazer mais investimentos”, afirmou José Guimarães.

Ao revelar que uma denúncia de Rogério Correia impediu que o governador Romeu Zema perdoasse dívida milionária do setor de locação de veículos de Minas Gerais, o deputado federal Odair Cunha (PT-MG), líder do PT na Câmara, falou sobre a alegria da bancada do partido de ter a convivência, a garra e a determinação do companheiro Rogério. “Ele vai, com certeza, honrar as melhores tradições da luta da esquerda que já governou essa cidade”, disse, citando os ex-prefeito petistas Patrus Ananias, Célio de Castro e Fernando Pimentel.

Prioridade: vitória e unidade em BH

O presidente do Diretório Estadual do PT de Minas Gerais, deputado Cristiano Silveira, afirmou que o partido está integralmente comprometido com a candidatura de Rogério Correia. “Vencer em Belo Horizonte é uma prioridade e o partido está oferecendo um dos seus melhores quadros, uma candidatura corajosa, capaz de fazer o enfrentamento de extremistas e fascistas, além da defesa do projeto do governo Lula que está transformando o Brasil”, avaliou Silveira.

“Compreendemos a legitimidade da construção das candidaturas do campo da esquerda, candidaturas da Rede, do PSOL, do PDT, mas as pesquisas já começam a apontar que, se construirmos a unidade, não tenho dúvida de que a candidatura da esquerda progressista já está no segundo turno em Belo Horizonte”, destacou.

Para o presidente do Diretório Municipal do PT de Belo Horizonte, Guima Jardim, Rogério Correia é um militante petista com trajetória política na capital mineira. “Ele já foi vereador, deputado estadual, deputado federal. E é isso que nós vamos fazer aqui em Belo Horizonte: derrotar o bolsonarismo para BH voltar a ser feliz”, afirmou.

O presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira, narrou a história sindical do pré-candidato. “Rogério fundou a CUT e vai construir uma BH voltada para a população e para a classe trabalhadora. Vamos reconstruir essa cidade baseado no que fez o melhor prefeito dessa cidade, que é Patrus Ananias”, disse.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast