Com programa para a Saúde em Recife, Marília convoca luta contra novo ataque ao SUS

Candidata do PT a prefeita de Recife diz que governo Bolsonaro está sem rumo, faz a defesa firme do Sistema Único de Saúde e promete combater novas tentativas de privatizar os serviços. Em seu programa de governo para a capital pernambucana, ela propõe a recuperação da rede de saúde pública para atender melhor as necessidades da população

Divulgação

Marília Arraes, candidata do PT em Recife

A deputada federal e candidata do PT à Prefeitura de Recife, Marília Arraes, criticou duramente o presidente Jair Bolsonaro após o seu anúncio de revogação do Decreto N° 10.530, que abria espaço para a privatização de serviços do SUS em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Bolsonaro acaba de revogar o decreto que tentava privatizar o SUS. Isso mostra novamente que esse é um governo que não sabe o que faz e nem pra onde ir. Essa desistência é uma vitória da sociedade brasileira”, disse Marília.

Mas ela fez um alerta sobre o recuo de Bolsonaro diante da enorme pressão popular feita principalmente nas redes sociais, e prometeu continuar, juntamente com o PT, no combate contra a agenda antipopular  do governo.

“Não nos enganemos com esse tipo de recuo forçado. Vamos continuar combatendo essa agenda antipovo de Bolsonaro. E no Recife, é a minha candidatura que tem feito isso com coragem, sem calar. Porque eu tenho lado e uso a minha voz em favor dos direitos da população, enquanto outros preferem um silêncio conivente”, reagiu a candidata petista.

Quando da publicação do decreto, Marília Arraes anunciou que o Partido dos Trabalhadores já havia ingressado no Supremo Tribunal Federal contra a proposta e que também já havia iniciado uma intensa mobilização no Congresso para impedir o avanço da medida.

“Quando Bolsonaro diz que os postos de saúde devem ser entregues para a iniciativa privada construir e administrar, que coloca para o Ministério da Economia para tomar conta, ele coloca a saúde como um negócio”, afirma Marília”, afirmou ela na ocasião.

Recuperar a rede SUS em Recife

Em seu programa de governo para Recife, Marília Arraes defende o Sistema Único de Saúde e seus princípios que garantem acesso universal e faz com que ele seja a política pública mais inclusiva do Brasil, com atendimento integral, desde a prevenção, atendimento da atenção primária e especialidades em todos os ciclos de vida.

A campanha de Marília afirma, no documento, ser contra o congelamento de gastos estabelecido pela Emenda Constitucional 95, que reduz drasticamente os recursos do SUS. E denuncia que o desmonte do SUS é mais cruel no período de pandemia e pós-pandemia, pois a Covid-19 escancara as desigualdades de acesso à prevenção e aos serviços de saúde de populações e territórios vulneráveis.

E ela deixa claro que o seu programa de governo para a capital pernambucana está baseado na defesa e na recuperação da rede SUS para atender as necessidade de saúde da população local e também considera a importância do trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras de saúde.

E a proposta de Marília faz um alerta a respeito da grave situação social que tomará conta do país diante dos efeitos da crise econômica:

 “Com o agravamento da crise econômica, a fome voltará a atingir um contingente bastante grande de famílias. Por essa razão, nosso governo desenvolverá ações de segurança alimentar para minimizar esse efeito. Nossa gestão irá fortalecer a rede de proteção social às pessoas em situação de rua”, diz o texto.

Da Redação, com assessoria da campanha

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast