Com radicalidade democrática, DF lança o Brasil que o Povo Quer

Para a presidenta do PT-DF, deputada Erika Kokay, o Partido dos Trabalhadores ousa e radicaliza na democracia ao lançar esse projeto por todo País

Lula Marques/Agência PT

Brasil que o Povo Quer é lançado no DF

Com o auditório do Sindicato dos Bancários cheio, o Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF) e a Fundação Perseu Abramo lançaram o projeto o Brasil e o DF que o Povo Quer, na noite desta segunda-feira (16), em Brasília.

Sob comando da presidenta do PT-DF e deputada federal Erika Kokay, o lançamento destacou a ousadia do Partido dos Trabalhadores de se abrir para ouvir a população e formular junto com o povo um novo projeto de Nação.

Para ela, a plataforma Brasil que o Povo Quer mostra a radicalização da democracia encampada pelo PT, em momentos de ameaças à democracia brasileira promovidas pelo governo ilegítimo de Michel Temer e seus aliados.

“Nós estamos iniciando aqui uma lógica pulsante de um Brasil que nós queremos. Vamos iniciar esse projeto com a radicalidade democrática, percorrendo todos os cantos desse DF e desse Brasil. Vamos construir com toda as vozes, que normalmente não são escutadas, são ignoradas em um Brasil que exclui o povo”, reforçou Kokay.

Segundo a deputada, no Brasil de Temer não cabe o povo brasileiro, pois é um governo que está destruindo o País, vendendo o patrimônio e que não tem projeto para o Brasil.

“O Brasil está sendo desconstruído por um governo golpista e ilegítimo, que colocou nossa democracia no pelourinho para ser açoitada pelos que querem transformar o País em uma grande prisão que aprisiona nossos sonhos. Por isso estamos aqui para construir com o povo o Brasil que o povo quer”.

Diretora da Fundação Perseu Abramo, Isabel dos Anjos explicou como a plataforma funciona, de modo a receber as contribuições e debates de quem quiser participar.

“Agora, estamos na fase de opinar. Depois, teremos ambientes de debates e discussões, com participação de especialistas, movimentos. E futuramente vamos formular uma proposta para entregar ao diretório nacional, e aqui no DF ao diretório distrital”, disse.

E convocou: “Venha contribuir na construção do Brasil que o você quer”.

Isabel afirmou que em janeiro será iniciado o ciclo de debates, que ajudará a fazer o diagnóstico da realidade de todo País.

“A plataforma é ideal para nós inserirmos nossas opiniões, mas não é suficiente para fazer um diagnóstico melhor da realidade brasileira e de cada estado. Com os debates, esse diagnóstico possibilitará a criação de projetos e programas voltados para essa realidade”.

Presente ao lançamento, o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), destacou que o projeto é fundamental porque, além de discutir um novo programa para o País, também possibilita a fazer a disputa na sociedade, mobilizando o povo.

Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) no lançamento do Brasil que o Povo Quer, no DF

Para o senador petista, as eleições de 2018 não podem ser encaradas apenas como mais uma eleição, pois não se tem um cenário de normalidade no País atualmente.

“Estamos lutando para reaver nossa democracia e ser PT nesse momento, defender essa estrela no peito é defender os direitos e a causa do povo trabalhador no Brasil”.

Neste sentido, defendeu Lindbergh, “lutar pela demo é defender a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva”.

O DF que o Povo Quer

A radicalidade democrática foi mais uma vez ressaltada por Kokay ao falar do Distrito Federal que, para ela, vive o governo mais autoritário e incompetente de sua história.

“O DF de hoje que nos coloca mordaças, que censurou os programas do PT por falarem a verdade e mostrarem aquilo que o povo já sabe e sente. As políticas públicas no DF estão feridas, Brasília está se tornando uma cidade proibida”, afirmou.

“Estamos em um dia histórico, lançando esse projeto, para dizer que esse é o partido das trabalhadoras e dos trabalhadores, que nascemos com a construção democrática, com o diálogo, a partir do ventre da própria luta. E é desse ponto que vamos construir o DF que o povo quer”

No DF, a coordenação do projeto está a cargo da ex-vice-governadora Arlete Sampaio. De acordo com ela, a plataforma permite discutir um projeto para o DF, conhecer sua realidade e saber como atuar para resolver os problemas.

“O projeto DF que o Povo Quer é um braço do projeto maior para o Brasil. E o processo é tão importante quando o resultado, por isso queremos que ele seja o mais democrático possível, que vai contribuir para que o resultado seja o melhor possível”.

Assim como Lindbergh, Arlete também destacou o caráter mobilizador do projeto. “É preciso que a gente amplie para outros segmentos, movimentos sociais, academia, tudo que a gente puder agregar para ajudar a fazer esse projeto”.

O lançamento do Brasil e o DF que o Povo Quer também contou com as presenças dos deputados distritais do PT Ricardo Vale e Chico Vigilante.

Para Vigilante, já há um modelo a seguir na formulação do Brasil que o povo quer, que são os governos petistas.

“Quero o Brasil da tolerância, da realização, do Bolsa Família, da reforma agraria, do Ciência sem Fronteias. É esse Brasil que quero de volta”.

O petista, porém, afirmou que é preciso estar preparado para responder sobre as coisas que não foram realizadas nos oito anos de governos do PT. “Temos que defender, fazer o diálogo, mas também explicar porque não fizemos”.

Para falar do Brasil que ele quer, Chico Vigilante fez questão de lembrar o Brasil que ele não quer.

“Não quero um governo que quer dar ração para os pobres, não quero o Brasil onde os jovens seguem a cartilha de um sujeito homofóbico, racista e antinacional. Não quero o Brasil onde juízes colocam toga, acham que são deuses e querem condenar um inocente, que é o nosso Lula”.

Líder do PT na Câmara Legislativa, o deputado distrital Ricardo Vale parabenizou o PT e a FPA pela iniciativa.

“Mais uma vez o PT e a Perseu Abramo saem na frente ao criar esse instrumento extremamente importante para que a gente possa debater com a sociedade e, mais importante, que a gente possa construir um programa para voltar a governar esse País e essa cidade”, afirmou o distrital.

Deputado Distrital Ricardo Vale (PT-DF)

Vale ainda reforçou que a construção desse novo programa deve ter como premissa “evitar que estejamos juntos com esses golpistas, entreguistas e traidores do povo brasileiro”.

“Saio com as esperanças renovadas e com muita vontade de ajudar. Não tem outra alternativa ao povo brasileiro que não seja o PT”, finalizou.

Para contribuir, basta acessar a página “O Brasil que o povo quer”.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast