Como deputada, Gleisi irá lutar pela soberania e democracia no Brasil

Eleita como deputada federal pelo Paraná, Gleisi vai priorizar o combate aos retrocessos, e defender a liberdade do ex-presidente Lula e manter a luta pelos direitos das mulheres

Ricardo Stuckert

Gleisi Hoffmann

“Vivemos momentos desafiadores e difíceis não apenas na política, mas na vida em sociedade. A prisão do ex-presidente Lula, o melhor presidente da nossa história, é retrato deste tempo de atentado à democracia”, a afirmação é da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, eleita deputada federal pelo Paraná.

Com 212.513 votos, Gleisi Hoffmann teve a terceira maior votação do estado. Atualmente ela é senadora, e marcou o mandato como uma das maiores defensoras da democracia, dos direitos dos brasileiros, da luta das mulheres e, principalmente, protagonizou, junto a outras parlamentares, a trincheira do obscuro e misógino processo de golpe parlamentar em 2016.

Luta pelas mulheres

As bandeiras das mulheres sempre estiveram em sua pauta, tanto no Senado quanto na direção partidária e, agora, as levará para a Câmara dos Deputados. Gleisi apresentou, por exemplo, a proposta que viabiliza a aposentadoria das donas de casa, a reserva de 50% das vagas nos parlamentos para as mulheres e a proposta que garante abertura de processo contra agressores, ainda que a vítima não preste queixa.

Formada em Direito, com especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira, Gleisi iniciou sua militância no movimento estudantil, onde foi dirigente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas em Curitiba e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Trabalhou como assessora parlamentar na Câmara de Curitiba (PR), quando, junto aos movimentos populares e associações de bairro, participou ativamente da construção da Lei Orgânica da cidade.

Foi a primeira mulher eleita para o Senado no Paraná em 2010. Em 2011, foi convidada pela presidenta legítima, Dilma Rousseff, para assumir a chefia da Casa Civil da Presidência da República.

Gleisi Hoffmann

Luta por Lula Livre e pelos direitos do povo

Desde o início da perseguição judicial a Lula, Gleisi tem atuado incansavelmente, tanto no âmbito nacional como internacional, em defesa do ex-presidente. Para ela, defender Lula é defender os interesses e direitos das brasileiras e brasileiros.

“Nós não arredamos pé de Lula, não. Lula não está sendo julgado por esse processo; está sendo julgado pelo que representou para o povo brasileiro. Eu fico me perguntando: como um homem de 73 anos, com tantos serviços prestados à nação brasileira, pode estar passando por isso?”, declarou Gleisi.

Em 2013, foi a criadora do projeto que extinguiu o pagamento de 14º e 15º salários aos senadores e deputados federais. Ao longo de 2016. Gleisi presidiu a importante Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

No ano de 2017 foi eleita por unanimidade pela Bancada do PT como líder dos senadores do Partido na Casa e se tornou também presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores.

Como deputada federal pretende continuar a luta contra os retrocessos como a reforma trabalhista e a reforma da previdência, priorizar a defesa da soberania e da democracia e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Segundo Gleisi, “isso tudo exige muita firmeza política e muito compromisso popular. Podem contar comigo como deputada federal para enfrentar todos os desafios ao lado do povo brasileiro”.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast