Gleisi defende frente de oposição e luta por liberdade de Lula

Presidenta nacional do PT deu entrevista coletiva em Brasília durante reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores

Lula Marques

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta-feira (30) que o partido está travando diálogo com outras legendas, como PCdoB, PSB e PDT, para a formação de uma Frente Ampla Democrática, para atuar contra os retrocessos sinalizados por Bolsonaro ainda durante a transição de governo.

Ela está em Brasília participando do encontro do Diretório Nacional do PT e destacou que o partido possui unidade na avaliação política, principalmente no que diz respeito à defesa de Lula, mantido como preso político, após um processo sem provas.

“O Lula tem centralidade política pra nós. Estamos defendendo uma pessoa inocente, presa sem provas, mas ele simboliza o momento que o povo brasileiro teve dignidade. Os melhores momentos do povo foram no governo Lula”, afirmou.

Questionada sobre a formação de blocos no Congresso, Gleisi explicou que “os blocos muitas vezes são formados com o objetivo de ocupar espaços nas casas, comissões, participação na mesa. Me parece que essa é um pouco a intenção do PDT, do PCdoB e do PSB”.

“Estamos conversando com esses partidos, com o Psol e outros partidos no sentido de formar uma Frente Ampla da Democracia, e lutar na defesa do direitos dos trabalhadores”.

Ela informou que já há encontro marcado com lideranças do PSB, do PDT e do PCdoB, mas que já ocorreram algumas conversas prévias. “Todos acham importante ter uma frente de oposição, e não tem sustentabilidade uma oposição sem o PT, pelo tamanho do PT. O PT não se pretende hegemônico, nem liderar nada, nós queremos estar juntos com outros partidos e outros setores da sociedade para fazer frente ao retrocessos que virão com governo Bolso”.

A presidenta do PT ainda afirmou que o partido estará aberto a ter diálogo com quem esteja na luta por direitos civis e democráticos.

Da redação da Agência PT de notícias