Conferência Continental no México convoca Jornada pelo Direito à Migração

Nos dias 27 e 28 de setembro, PT participou de evento na Cidade do México. Delegações de vários países debateram ações contra a politica anti-imigração promovida pelos EUA

Divulgação

Conferência Continental realizada na Cidade do México

A Cidade do México sediou, nos dias 27 e 28 de setembro, a Conferência Continental para a Defesa dos Direitos dos Migrantes e da Soberania Nacional. O evento reuniu 135 representantes de organizações e delegações de nove países: Estados Unidos, México, Guadalupe, Guiana, Colômbia, Brasil, Equador, Peru e Venezuela. O encontro, que teve participação do PT, ocorreu na sede do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Universidade Autônoma Metropolitana (SITUAM), na capital mexicana.

O principal foco da Conferência Internacional foi a reação à política anti-imigração e as violações aos direitos humanos promovidas pelo governo dos Estados Unidos, além da abordagem sobre os fatos ocorridos no Mar do Caribe, com as ameaças à soberania da Venezuela.

Durante o evento internacional foi decidida a convocação de uma Jornada Continental de Ação pelo Direito à Migração, em todos os países do hemisfério, na segunda semana de março de 2026.

“A política migratória dos Estados Unidos sob Donald Trump endureceu ao extremo as barreiras à entrada no país, desenvolve a perseguição numa verdadeira caçada aos migrantes, que são expulsos à escala de dezenas de milhares, em condições desumanas, separa famílias e crianças de seus familiares, mantém detidos em condições terríveis e deporta para terceiros países. Isso, sim, é um crime contra a humanidade! A busca por melhores condições de vida pelos trabalhadores do continente é um direito!”, diz um trecho do documento.

Leia aqui a íntegra do ” Chamado para a Jornada Continental em Defesa do Direito a Migração “

Os participantes destacaram as várias ações de resistência às políticas de Trump que vêm crescendo nos Estados Unidos e em vários países, o que já pode ser visto em diversas manifestações de rua. Também foi ressaltado que em vários países, como Brasil, México e Colômbia, aumentam os atos de protestos contra a ingerência imperialista e seus agentes.

“São expressões da mesma causa: a defesa da soberania nacional. A luta pelo direito de migrar faz parte da luta pelos direitos dos trabalhadores e pelos direitos humanos”, ressalta o comunicado divulgado pela Conferência.

A delegação brasileira contou com um total de 18 delegados/as, e o Partido dos Trabalhadores foi representado na Conferência pelo deputado federal Rui Falcão (PT-SP), Markus Sokol, as vereadoras Luna Zarattini (São Paulo) e Sandra  Perpétuo (Governador Valadares/MG).

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast