Um vídeo pornográfico foi inserido indevidamente na conta do Youtube da vereadora de Registro, Sandra Kennedy Viana (PT), na madrugada desta quinta-feira (27). A publicação fake foi percebida por apoiadores que buscavam informações em um vídeo onde a vereadora mostrava apoio à pré-candidatura a prefeito da Cidade de seu correligionário, lançada oficialmente no dia 13 de agosto.(veja o vídeo oficial de apoio aqui)
A rede social ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas a postagem foi retirada da plataforma nesta manhã. A publicação de vídeos desta natureza já é previamente banida pela rede social dentro de sua política de privacidade. Até o momento o que foi apurado é que a invasão partiu de um celular Android com IP (identificação digital) diferente dos aparelhos que administram a conta da vereadora no Youtube o que descaracteriza a origem oficial do material. “Entraram no Youtube e criaram um layout falso”, explica a vereadora que percebeu a invasão nesta manhã.
Nesta manhã, vereadora e equipe estiveram na Delegacia de Defesa de Defesa da Mulher registrando um boletim de ocorrência e o crime cibernético pode ser caracterizado também como injuria que consiste em ofender a dignidade ou o decoro de alguém. A ofensa está na atribuição de uma qualidade negativa a um indivíduo que possa ferir sua honra subjetiva . “Falo aqui não somente no meu caso, mas de todas as candidaturas de mulheres na nossa Região.