COP30: PT promove debate sobre questão agrária e sustentabilidade ambiental
Além da mesa da Secretaria Agrária Nacional, dirigentes nacionais do PT também participam, nesta terça (11), do evento “Elas pelo Clima” e da Plenária Mundial de Juventudes
Publicado em
O Partido dos Trabalhadores inicia nesta terça-feira (11) a sua participação na COP30, em Belém do Pará, com uma série de três atividades já programadas que contarão com a coordenação e participação direta de dirigentes nacionais do partido, além de militantes e ativistas.
A partir das 15h será realizada a mesa “A questão agrária e seus impactos na sustentabilidade ambiental como prioridade à vida de mulheres e homens do campo, das águas e das florestas”, organizada pela Secretaria Agrária Nacional do PT e que será coordenada por Rose Rodrigues, titular da secretaria. O debate ocorrerá no Auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará.
De acordo com a Secretaria Agrária Nacional do PT, o objetivo central do evento será “debater os desafios e as soluções estruturais para a transição ecológica justa no Brasil, evidenciando o papel estratégico da reforma agrária, da agricultura popular e dos territórios tradicionais na construção de um futuro sustentável”.
“Vamos discutir como plantar, sem desmatar, com a floresta em pé, como que nós podemos estar contribuindo para evitar eventos climáticos extremos, como secas, queimadas, enchentes, que tanto têm provocado sérios problemas na vida de homens e mulheres no nosso país e que aqui na COP é o espaço, com o movimento social organizado, com pesquisadores e ambientalistas, todos juntos, vamos estar apontando caminhos e também homenageando aqueles e aquelas que conseguem produzir, tirar sua renda e manter a floresta em pé”, destaca a secretária Rose Rodrigues.
Ainda nesta terça-feira, a partir das 16h30, acontece o evento “Elas Pelo Clima: Mulheres de Partidos Políticos e Jovens Parlamentares Negras por Justiça Climática”, com a participação da secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura. O encontro será na Economia Criativa na Zona Verde da COP30.
Veja aqui a íntegra da Programação do PT na COP30 e saiba como participar
PT na Plenária Mundial das Juventudes
À noite, a partir a partir das 18h, será realizada a Plenária Mundial das Juventudes, na Casa das Juventudes, também com a participação de dirigentes e jovens petistas. A secretária nacional de Juventude do PT, Nádia Garcia, ressalta a importância desse evento por ser a primeira vez que ele ocorre em uma COP.
“A Plenaria Mundial das Juventudes que vai rolar hoje aqui em Belém é a primeira conferência global de juventudes que acontece em uma COP e é fruto do desejo do governo Lula em construir participação social também nesse espaço internacional. Além de construir a primeira cidade das juventudes, com alojamento e acampamento gratuito pra jovens de mais de 90 países durante essa COP, o que já foi inovador, o governo Lula constrói agora o maior espaço de debate e participação social das juventudes na história das Conferências das Partes e isso é revolucionário”, destaca Nádia.
E ela complementa: “Não tem como falar de defesa do meio ambiente e vida sustentável no planeta sem incluir as juventudes e como esse é um governo de todos, a COP também é para todos!”
Da Redação
