“Copa do Brasil está mais organizada do que as Olimpíadas de Londres”, diz PhD francês

Pesquisador especialista em esportes, Dàvid Ranc, diz que as expectativas só eram ruins por xenofobia contra o hemisfério sul

Se a moda era dizer que a Copa de 2014 não daria certo, agora a maré se inverteu. A imprensa, nacional e internacional, tem publicado uma série de artigos elogiando a organização do Mundial. O pesquisador francês Dàvid Ranc, PhD especialista em esportes, foi além: ele afirma que a Copa de 2014 está melhor organizada do que as Olimpíadas de Londres, em 2012.
A comparação é ousada, já que a edição das Olimpíadas na Grã-Bretanha foi uma das mais elogiadas da história. Ainda assim, Ranc “mantém sua posição”, considerando os elogios à organização londrina “exagerados.” O pesquisador francês avalia que as críticas iniciais à Copa no Brasil eram motivadas por “xenofobia, ou mesmo por preconceito” social e geográfico.
“Sempre que um evento é organizado em um país do Sul, o discurso e a memória são de potenciais fiascos, que normalmente não se materializaram. Sempre que um evento é organizado em um país do Norte, o discurso e a memória são de sucessos, mesmo quando houve fiascos de verdade”, escreveu.
Para comprovar que a Copa de 2014 está melhor arranjada do que as Olimpíadas, Ranc elencou uma série de pontos negativos na competição sediada na Inglaterra e que não se repetiram no Brasil.
Segundo ele, os estádios londrinos estavam tão vazios que homens do exército foram convocados para preencher as cadeiras.  As Forças Armadas tiveram de intervir também na segurança, já que a empresa contratada não conseguiu prestar o serviço.
E vai além. Segundo o pesquisador, o Exército inglês também instalou lança-mísseis em propriedades privadas para fazer a segurança dos arredores dos estádios. “Quem teria derrubado um avião há algumas centenas de metros de um estádio?” pergunta Ranc, ironicamente.
Além disso, o time de futebol feminino da Coréia do Norte foi apresentado com a bandeira da Coréia do Sul. A partida sofreu atrasos por que as jogadoras se recusaram a entrar em campo; e  um invasor conseguiu se infiltrar na delegação da Índia durante a abertura dos Jogos.
Mesmo com todos esses problemas, a Olimpíada de Londres ficou marcada como uma das melhores edições modernas dos Jogos. A reputação é tão boa que chegaram a surgir boatos de que a Inglaterra voltaria a receber a competição, caso o Rio de Janeiro não consiga cumprir os cronogramas de obra para a Olimpíada de 2016.
Os boatos foram negados pela organização, mas vale lembrar que houve acusações semelhantes contra a Copa antes dos elogios de agora.
Por Bruno Bucis, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast