Como legado da Copa, Nordeste terá ações de segurança pública integrada

Ministro da Justiça anuncia estratégia durante encontro de chefes de inteligência e gestores

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou na sexta-feira (8), em João Pessoa (PB), que serão criadas ações estratégicas e integradas em todo Nordeste para combater o crime organizado nos nove estados da Região. “Daremos aos estados o mesmo modelo do plano de segurança que foi desenvolvido para a Copa do Mundo, com um padrão de excelência”, destacou o ministro.

O anúncio foi feito durante o Encontro dos Chefes de Organismos de Inteligência e Gestores dos Sistemas de Informação de Segurança Pública (Enchoi) – Etapa Nordeste, que começou na quinta-feira (7).

As ações integradas terão como base o planejamento operacional adotado durante a Copa do Mundo no Brasil, com trabalhos em conjunto entre as polícias dos estados e tropas federais do Ministério da Justiça e Ministério da Defesa.

O ministro explicou que as polícias e setores de inteligência vão planejar e executar tarefas de forma eficaz e dividir as responsabilidades no combate ao crime nos estados. Já há uma série de programas e iniciativas que foram propostas e discutidas com secretários de Segurança Pública, em julho, durante encontro em Salvador (BA).

Cardozo ressaltou que vai aprimorar a utilização, junto com os secretários de segurança pública, das estratégias de em inteligência com a utilização de equipamentos e a continuidade de treinamentos. “É isso que estamos construindo agora. Faremos uma política de integração de combate ao crime organizado”, disse.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast