CPI rejeita pedido de convocação de filho de Lula

Segundo senadores petistas, os requerimentos estão sendo feitos apenas com o objetivo de atingir o governo

O presidente da CPI do CARF, senador Ataídes Oliveira, e a relatora, senadora Vanessa Graziottin. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por unanimidade, a CPI que investiga irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), da Receita Federal, rejeitou o pedido de convocação do filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, para depor na comissão. O pedido foi feito pelo presidente da CPI, o senador Ataídes Oliveira (PSDB).

Outros dois requerimentos, de autoria do senador tucano, pedindo a convocação dos ex-ministros Erenice Guerra, da Casa Civil, e Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, também foram rejeitados. Os deputados membros da CPI rejeitaram todos os requerimentos de cunho unicamente político.

Os senadores petistas Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE) e Donizeti Nogueira (PT-TO) acreditam que o presidente da comissão, Ataídes Oliveira, tem insistido em algumas convocações apenas para atingir o governo. Segundo eles, os requerimentos tentam chamar pessoas que não estão diretamente ligadas ao foco da CPI.

A senadora e relatora da comissão Vanessa Grazziotin (PCdoB) reclamou que era a terceira vez que um requerimento parecido como o apresentado nesta quinta pedia a presença da ex-ministra da Casa Civil na CPI. Os outros dois também foram rejeitados antes pelo colegiado.

“O objetivo não é aprovar os requerimentos, é dar pauta política para a imprensa brasileira. O político não pode sobrepor ao técnico. Nós não vamos desvirtuar os objetivos da CPI”, criticou a senadora.

A relatora da CPI afirmou que as denúncias contra o filho do ex-presidente Lula e os ex-ministros não têm solidez. Sobre Luís Claúdio, Grazziotin disse ele é proprietário de uma empresa que recebeu por um serviço prestado a um escritório envolvido em um escândalo de corrupção. “Por conta do envolvimento de um escritório, nós vamos envolver todos aqueles que tiveram contratos com eles?”, questionou.

Na semana passada, a Operação Zelotes, da Polícia Federal, fez buscas e apreensão na empresa de Luís Claúdio, LFT Marketing Esportivo.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast