Cuba rechaça golpe de Estado parlamentar no Brasil

Ministério das Relações Exteriores de Cuba emitiu declaração de solidariedade à presidenta Dilma e destacou que golpistas querem tirar governos populares

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba emitiu uma declaração, nesta segunda-feira (18), de solidariedade à presidenta Dilma Rousseff e em apoio ao governo constitucional do Brasil.

Na nota, o governo cubano expressou seu repúdio à “consumação do primeiro passo para um golpe de Estado parlamentar” e denunciou que setores da direita buscam pôr fim ao clico de governos populares, para acabar com as conquistas sociais alcançadas pelo povo brasileiro.

“Os golpistas procuram encerrar o ciclo de governos populares do Partido dos Trabalhadores e acabar com as conquistas sociais alcançadas pelo povo brasileiro e implantar um governo neoliberal”, afirmou.

Segundo registrou o portal de notícias Telesur, o texto destaca que a aprovação de um julgamento político contra Dilma, por parte da Câmara dos Deputados, é um ataque baseado em acusações sem provas nem fundamentos legais e contra a legitimidade de um governo eleito democraticamente nas urnas pela maioria do povo brasileiro.

Os programas sociais implantados no Brasil desde o primeiro governo do PT foram lembrados pelo Ministério cubano. Para ele, esses programas ampliaram benefícios aos menos favorecidos.

“O Congresso e a direita do Brasil colocaram em marcha um plano para difamar o governo e a presidenta Dilma Rousseff, e desprestigiar as realizações alcançadas em benefício do povo, mediante tentativas de processar a chefe de Estado”, destacou.

A ofensiva contra Dilma, afirma o governo cubano, é parte de uma estratégia da oligarquia e do imperialismo, dirigida também contra os países que fazem parte do BRICS.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast