Dandara: Novo PAC vai priorizar obras em áreas mais carentes de Minas Gerais

Ao Jornal PT Brasil, deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) destacou obras reivindicadas nas últimas décadas pela população do estado, que terá um total R$ 172 bi em investimentos

Reprodução/TvPT

Deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) destacou os investimentos do Novo PAC para o seu estado durante entrevista ao Jornal PT Brasil

O Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) vai promover investimentos de quase R$ 172 bilhões no estado de Minas Gerais em obras de infraestrutura, educação, saúde e moradia popular, entre outras.

O programa implementado pelo governo federal vai garantir nos próximos anos um aporte total de R$ 1,7 trilhões em obras e serviços em todo o país, o que irá gerar mais de 4 milhões de empregos diretos e indiretos.

Em entrevista concedida nesta terça-feira (12) ao Jornal PT Brasil, da TvPT, a deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) destacou a importância desses investimentos para o estado, principalmente nas regiões mais carentes, e listou uma série de obras reivindicadas nas últimas décadas pela população, com prioridade para as rodovias. “Em Minas Gerais nós vamos poder resolver problemas de várias rodovias que há anos assolam a população do estado, que tem a maior malha rodoviária do país, e as BR´s serão prioridade do programa”, pontuou a deputada.

A parlamentar mineira detalhou alguns desses investimentos prioritários. “Quero destacar um trecho que fica no Vale do Jequitinhonha entre as cidades de Salto da Divisa, Almenara, Vigem da Lapa, Berilo, na BR 367, cuja pavimentação é uma demanda de mais de 30 anos do povo da região. Também a reestruturação e melhoria da BR 135, no trecho de Manga e Itacarambi, que é um trecho onde historicamente a população sempre lutou para ter desenvolvimento, e onde teremos a finalização de obras nas áreas da educação, saúde, e a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, que levará muitas unidades para Minas Gerais”, informou.

Dandara também exaltou a nova fase do programa com relação aos trâmites burocráticos. “O novo PAC está muito modernizado e transparente para assegurar que se tenha critérios na distribuição desses recursos e possa de fato atender as demandas reais da população. Para cada área específica na saúde, educação, infraestrutura e cidades haverá um tipo de edital ao qual o estado e os municípios poderão concorrer”.

Relação republicada e legado do Novo PAC

A deputada reafirmou a postura republicana do governo Lula e comprovada pelo Novo PAC na relação com todos os estados da federação. “Os investimentos do Novo PAC em Minas Gerais atendem diretamente às demandas levantadas pelos territórios e pelas localidades. Nós temos, de fato, uma priorização do governo Lula a partir de critérios. Nós sabemos que o estado tem muitas demandas e o governo federal, o PT, a nossa bancada jamais deixará de trabalhar pelo nosso estado”, enfatizou Dandara durante a entrevista.

A deputada petista destacou ainda o legado que será deixado pelo programa na geração de empregos e de renda, desenvolvimento social e econômico, a deputada petista.

Ouça a entrevista de Dandara na Rádio PT:

“É um legado de desenvolvimento e o nosso governo está comprometido também com a responsabilidade ambiental, econômica e social. O programa vai levar obras de infraestrutura rodoviária, urbana, saneamento básico, acesso à saúde e a educação para as áreas mais carentes. E nós sabemos que em nosso país muito da desigualdade está presente no acesso a esses serviços públicos. Então, se a gente garantir que se tenha estrutura lá na ponta é combater as desigualdades e garantir mais vida digna para o nosso povo. A médio e a longo prazo esse será o legado para muitos anos do governo Lula”, enalteceu.

MAPA DE OBRAS: clique aqui e veja quais obras serão executadas nos estados