Debate preparatório do 6º Congresso em SP discute desafios do PT

Encontros são organizados pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo; primeiro teve como tema ‘Os desafios do PT e da esquerda’

Elineudo Meira/Portal Linha Direta
6º Congresso Nacional do PT

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo realizou, na noite desta segunda-feira (20), o primeiro de uma série de seis debates preparatórios que vão contribuir na elaboração e discussão do 6º Congresso Nacional do PT, que será realizado em junho deste ano.

O evento teve como tema ‘Os desafios do PT e da esquerda’ e contou com as presenças de Emidio de Souza, presidente estadual do PT-SP; Gilmar Mauro, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Artur Henrique, ex-presidente da CUT e Iole Ilíada, da Fundação Perseu Abramo.

A atividade foi organizada pelo secretário de formação política do diretório estadual do PT-SP, Simão Pedro, e mediada pela secretária do Interior, Cilene Obici e pela secretária de Assunto Institucionais, Silvana Donatti. Evento contou com a transmissão ao vivo da Fundação Perseu Abramo e a TVLD, do portal Linha Direta.

Lutas de hoje

O primeiro a debater foi o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, Gilmar Mauro, que falou sobre os espaços de participação entre homens e mulheres. Para o dirigente, é preciso conjugar as lutas de hoje, com aquilo que a gente quer amanhã. “Nós temos que plantar solidariedade aqui agora. Se nós queremos uma sociedade mais justa, tem mulheres e homens participando com igualdade, é preciso abrir espaço aqui agora, se nós quisermos a juventude protagonista, nós temos que abrir espaço aqui agora, se nós queremos uma sociedade completamente diferente, sem preconceito etc, nós temos que abrir espaço aqui e agora precisamos construir, e inclusive dentro de nossas casas”, frisou o dirigente do MST.

Em defesa do legado

Em seguida falou Artur Henrique, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e atual dirigente da Fundação Perseu Abramo, que dividiu suas considerações em dois pontos. Primeiro, que é preciso defender o legado dos governos petistas; e, segundo, combater o golpe e suas consequências.  Para o dirigente, o PT deveria discutir a educação e trabalho como estratégia.

 

“Claro que é importante falar da luta de classes, claro que é fundamental falar a relação capital e trabalho. Agora, se a gente não discutir cultura, lazer e esporte, se a gente não discutir o jovem, as pessoas que estão na periferia, com outro olhar, dialogando com essas pessoas, sobre o que eles acham importante fazer no partido e na nossa sociedade, nós vamos continuar perdendo uma disputa na periferia e para a base social”, disse o dirigente.

Estratégias de luta

Já a conselheira da Fundação Perseu Abramo, Iole Ilíada, frisou em sua fala a necessidade de uma estratégia que permita que os trabalhadores e seus representantes disputem o poder em todas as instâncias na sociedade.

“Nós precisamos de uma nova estratégia para o PT, que nos permita acumular força e transferir força para classe trabalhadora. Permitir que os trabalhadores e os seus representantes disputem poder em todas as instâncias: no judiciário, nos governos, no parlamento, na comunicação, na cultura, na educação. Essa tem que ser a base. Não vamos transformar efetivamente o Brasil se não tocamos  ou rompermos na estrutura de poder e propriedade. É preciso fazer com que o PT retome seus laços mais profundos com a classe trabalhadora. Isso exige articular a luta social, a luta institucional e a disputa cultural”, defendeu a conselheira da FPA.

Legado petista

O presidente do Diretório Estadual do PT de São Paulo, Emidio de Souza, destacou em sua fala que o legado dos governos petistas também é cultural. Segundo Emidio, esse país que gerou emprego como nunca, que criou politicas pública como nunca. “O nosso legado é mais do que um rol de realizações, o nosso legado é também é cultura. Porque se não fosse esse legado, nenhum partido e nenhuma liderança como o Lula resistiria tantas anos de perseguição, de caçada pela mídia, pelo aparelho de estado, pela justiça e pelo ministério público. Jamais! Mantendo 30% das intenções de votos como o Lula sustenta até agora. Ninguém resistiria isso”, destacou o presidente do PT-SP.

Debates preparatórios para o 6º Congresso Nacional do PT

Acompanhe o calendário da série de seis debates preparatórios para o 6º Congresso Nacional do PT, que será realizado em junho.

Guarulhos – 03/03 (sexta-feira), tema: ‘Cenário nacional e internacional’, às 18h30
Campinas – 13/03 (segunda-feira), tema: ‘Balanços dos governos’, às 18h30
Araraquara – 17/03 (sexta-feira), tema: ‘Estratégia politica e programa’, às 18h30
São Bernardo do Campo – 27/03 (segunda-feira), tema: ‘Funcionamento e organização do PT’, às 18h30
São José dos Campos – 24/04 (Sexta-feira), tema: ‘Cenário Estadual e estratégia para o período’, às 18h30

Debate "Os desafios do PT e da esquerda"

Debate AO VIVO: Os Desafios do PT e da Esquerda.Com as presenças de Artur Henrique da Silva Santos, diretor da Fundação Perseu Abramo e ex-presidente da CUT; Emidio de Souza, presidente estadual do PT-SP; Gilmar Mauro; membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Iole Ilíada, conselheira e ex-vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo; e Juliana Cardoso; vereadora do PT em São Paulo.Confira também os próximos debates:-> Guarulhos – 03/03 (sexta-feira), às 18h30 – com o tema "Cenário nacional e internacional".-> Campinas – 13/03 (segunda-feira), às 18h30 – com o tema "Balanços dos governos".-> Araraquara – 17/03 (sexta-feira), às 18h30 – com o tema "Estratégia politica e programa".-> São Bernardo do Campo – 27/03 (segunda-feira), às 18h30 – com o tema "Funcionamento e organização do PT".-> São José dos Campos – 24/04 (Sexta-feira), às 18h30 – com o tema "Cenário Estadual e estratégia para o período".

Publicado por Fundação Perseu Abramo em Segunda, 20 de fevereiro de 2017

por Elineudo Meira, do Portal Linha Direta

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast