Francisco José Teixeira, ou Dedé Teixeira, como é conhecido, nasceu em 3 de julho de 1962 em Icapuí, então distrito de Aracati, Ceará.

Filho de José Teixeira da Rocha e Maria Idélia Teixeira, estudou nos colégios Marista de Aracati, e Farias Brito, de Fortaleza, antes de cursar e concluir o Curso de Geologia na Universidade Federal do Ceará.

Em 1982, engajou-se no movimento de emancipação política de Icapuí, o que ocorreu em 1984. Formado pela Escola de Governantes do Ceará, Dedé Teixeira exerceu o cargo de Secretário de Comunicação e Turismo em 1987, na primeira gestão de José Airton na prefeitura de Icapuí.

Eleito prefeito do município em 1988, Dedé destacou-se como Secretário Executivo da então Amece, hoje Associação de Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). Voltou ao cargo de prefeito em outras duas gestões (1997-2000 e 2001-2004)

Nas suas atuações à frente da prefeitura de Icapuí, Dedé Teixeira implantou uma nova cultura política no município. Respeitou e dignificou os valores existentes, colocando o indivíduo e a comunidade no centro das decisões. O exemplo mais forte desses novos tempos foi a implementação do Orçamento Participativo, onde na prática a gestão municipal pôde reverter clientelismos e privilégios, romper comportamentos políticos arraigados, envolvendo segmentos da população que sempre estiveram à margem das decisões político-administrativas.