Democracia vence: povo brasileiro repudia golpistas e exige justiça
56% são contra perdão aos golpistas; 49% acreditam no envolvimento de Bolsonaro na tentativa de golpe, revela pesquisa Genial/Quaest
Publicado em
Um fim de semana de muitas derrotas para o inelegível Jair Bolsonaro. A manifestação ocorrida na avenida Paulista em São Paulo teve público aquém do esperado, correligionários admitiram sua prisão e a pesquisa Genial/Quaest, divulgada sábado (5) revelou que a maioria dos brasileiros, 56%, é contra a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A cada três eleitores de Bolsonaro, um acredita que ele será preso.
A Quaest apurou ainda que 49% dos brasileiros consideram que o ex-presidente participou da tentativa de golpe no país e que 52% dos ouvidos acham acertada a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ter tornado Bolsonaro réu por tentativa de golpe. Como se não bastasse, o fim de semana ainda teve resultados do levantamento do Datafolha que apontou que 67% acham que Bolsonaro não deve ser candidato em 2026.
“A pesquisa Datafolha nos trouxe dados muito significativos sobre a conjuntura atual. Agora, é hora de avançar. Vamos pra cima para retomar nossas posições, nas ruas e nas redes, e recuperar o lugar privilegiado que sempre tivemos no coração do povo brasileiro”, publicou o presidente interino do PT, senador Humberto Costa (PT-PE). Em seu perfil no X, ele comemorou a recuperação da popularidade do governo Lula.
Leia mais: PF e STF monitoram rotas de fuga de Bolsonaro
A pesquisa Datafolha nos trouxe dados muito significativos sobre a conjuntura atual. A recuperação da popularidade do nosso governo, após tantos ataques vis e mentirosos da extrema direita, mostra um estancamento de queda e capacidade de reação atilada. É sinal, sobretudo, de que… pic.twitter.com/gDxJpqTVHB
— PT Brasil (@ptbrasil) April 5, 2025
Bolsonaro renega a pátria, diz Gleisi
Em longa análise em seu perfil na rede X, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann, condenou os novos ataques de Bolsonaro às instituições democráticas neste domingo (6).
“A maioria do povo brasileiro não apoia a anistia, e os repetidos ataques a ministros do STF e ao presidente da Câmara, no palanque da extrema-direita em São Paulo, reforçam o acerto do Judiciário em processar os comandantes da tentativa de golpe de 8 de janeiro”, escreveu.
Gleisi apontou as ofensas de Bolsonaro à democracia e destacou que ele segue negando o resultado das eleições, se fazendo de vítima e apelando para uma intervenção estrangeira no Judiciário e na política, renegando a própria Pátria, tudo isso mesmo sendo réu.
“Não vão parar enquanto não forem responsabilizados, no devido processo legal, pelos crimes que cometeram contra o país e a democracia. O Brasil quer paz e justiça. Sem anistia”, postou Gleisi.
A maioria do povo brasileiro não apoia a anistia e os repetidos ataques a ministros do STF e ao presidente da Câmara, no palanque da extrema-direita em São Paulo, reforçam o acerto do Judiciário em processar os comandantes da tentativa de golpe de 8 janeiro. Mesmo no banco dos…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 6, 2025
STF foi justo, diz maioria dos que anularam o voto em 2022
O levantamento Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março. No dia 27, Bolsonaro se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Entre os eleitores do presidente Lula em 2022, os resultados mostraram que 77% são contra a anistia aos golpistas e entre os que não votaram ou votaram branco/nulo nas eleições de 2022, 53% defendem a manutenção da prisão e o cumprimento das penas.
A pesquisa mostrou que 49% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente participou da tentativa de golpe, enquanto 35% disseram que não. Dos que votaram em Lula em 2022, 80% aprovaram a decisão do STF. Já os que anularam o voto ou votaram em branco, 51% consideraram o posicionamento do STF justo.
Leia mais – Petistas reforçam: ditadura nunca mais
A Quaest perguntou também se os entrevistados avaliam que Bolsonaro será preso: 46% disseram que sim e 43%, não. Entre seus eleitores, um a cada três respondeu que ele será preso. Mesmo estando inelegível até 2030, Bolsonaro ainda teve coragem de dizer neste domingo (6) na manifestação na avenida Paulista, que espera ajuda “de fora” para reverter a situação.
Ouça o boletim da Rádio PT:
Ele foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a uma reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada em julho de 2022 em que ele desacreditou as urnas eletrônicas e não apresentou provas.
Muitas mentiras e uma verdade
Ao analisar os resultados das pesquisas e o ato de Bolsonaro na avenida Paulista, o deputado federal e líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ) resumiu: “O ato de Bolsonaro em SP contra a anistia fracassou novamente. Pouca gente, apesar da quantidade de ônibus e da estrutura financiada por Tarcísio. Foram muitas mentiras e só uma verdade: 56% são contra a anistia; 67% não querem que Bolsonaro seja candidato; Lula vence em todos os cenários e o ex-presidente é o político mais rejeitado do país”, apontou.
O ato de Bolsonaro em SP contra a anistia fracassou novamente. Pouca gente, apesar da quantidade de ônibus e da estrutura financiada pelo Tarcísio. Foram muitas mentiras e só uma verdade: 56% são contra a anistia; 67% não querem que Bolsonaro seja candidato; Lula vence em todos…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) April 6, 2025
O líder do PT na Câmara fez várias ponstagens na rede X ao longo do domingo, e numa delas comentou que “o povo não esqueceu quem atacou a democracia, sabotou a vacina e governou com ódio”. Em outra publicação ele escreveu que cerca de metade da população tem medo de Bolsonaro voltar à presidência.
“46% dos brasileiros têm aversão ao inelegível. Isso só mostra que o povo não esquece das barbaridades e do horror que viveu durante os 4 anos de Bolsonaro. Bolsonaro nunca mais!”, bradou Lindbergh.
Cerca de METADE da população tem MEDO de Bolsonaro voltar a presidência.
Segundo o DataFolha, 46% dos brasileiros tem AVERSÃO ao inelegível.
Isso só mostra que o povo não esquece das barbaridades e o horror que viveu durante os 4 anos de Bolsonaro. BOLSONARO NUNCA MAIS!
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) April 6, 2025
Os líderes da Câmara, segundo Lindbergh, “não veem clima” para dar andamento à anistia de Bolsonaro e dos golpistas do 8 de janeiro. Bolsonaro está isolado! Bolsonaro vai ser preso!”, postou ele, alem de dois vídeos com análises sobre os dados das pesquisas. “Lula derrota todos os concorrentes e Bolsonaro é o mais rejeitado. Essa foi uma semana boa. O ato deles fracassou. Não conseguiram pautar o PL da Anistia, Lula recuperou popularidade, está na frente em todas as pesquisas. Vamos em frente! É sem anistia”, concluiu.
Ato fracassado. O povo não quer anistia! SEM ANISTIA. pic.twitter.com/vICxzPPmPm
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) April 6, 2025
Um dos parlamentares mais atuantes da CPMI dos Atos Golpistas, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), postou foto de meia dúzia de bolsonaristas na capital mineira.
“Em BH nem chupetas tinham na Praça da Liberdade! Flopou em São Paulo também e as pesquisas estão certas, o povo brasileiro não quer anistia para golpistas! Quer Bolsonaro pagando pelos crimes. Mais um domingo tranquilo e sem anistia”, publicou em seu perfil na rede X.
Em BH nem chupetas tinham na Praça da Liberdade! Flopou em São Paulo também e as pesquisas estão certas , o povo brasileiro não quer anistia para golpistas! Quer Bolsonaro pagando pelos crimes.
Mais um domingo tranquilo e #SemAnistia pic.twitter.com/MTRNPNALTD— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) April 6, 2025
Da Redação, com O Globo